Qual a melhor época para os cupins?


Em qual época os cupins estão mais ativos?




Você provavelmente não vai gostar de saber disso, mas os tempos têm sido bons para os cupins. Sim, para uma das maiores pragas urbanas do Brasil, os últimos anos têm sido favoráveis. Pra começar, os recordes de temperaturas altas foram bons para eles, que prosperam no calor, e o calor permite que eles fiquem ativos por mais tempo. Não apenas o calor tem ajudado, mas os níveis de umidade acima da média. A combinação de mais chuvas e inundações do que o normal tem tornado os níveis de umidade do solo mais altos do que no passado.

Cupins amam umidade, de fato eles morrem no clima muito seco. O pior tipo de cupim no Brasil, conhecido como subterrâneo ou cupim daterra, vive em grandes colônias sob o solo. Quanto mais úmido o solo, melhor para esses cupins. A terra mole significa menos trabalho para eles, e que eles podem dedicar mais tempo e energia no que mais gostam de fazer: comer madeira.

Significa também que há maiores chances deles enviarem suas revoadas de reprodutores (cupins de asa ou alados), que têm a missão de encontrar novos lugares para fundar uma colônia. Sim, quanto mais úmido e quente, quanto mais úmido o ambiente, maiores a chances de uma colônia de cupins enviar os voadores para encontrar novos locais de colonização. Em anos mais secos e frios, eles enviarão apenas poucas revoadas. Em anos mais úmidos e quentes, eles enviarão grandes revoadas desses alados reprodutores.




De fato os últimos anos têm sido tão bons para os cupins que as revoadas de cupins de asas reprodutores têm sido vistas mais cedo, no mês de agosto, enquanto o normal seria de setembro a novembro. Esses cupins alados procurarão por um local que seja bom para uma nova colônia. Como você já deve ter adivinhado, eles irão procurar por locais úmidos e quentes, com grande oferta de madeira morta, e essas condições geralmente se encontram dentro de nossas casas.

Esses cupins reprodutores de asas se reúnem durante os meses de primavera e verão (mas como dito acima, eles podem sair mais cedo se as condições certas se manifestarem). É mais comum notá-los ao entardecer.

Uma vez que eles encontrem o local certo, eles irão acasalar e descartar suas asas (encontrar essas asas em casa pode ser um forte sinal de alerta). Eles então escavam o solo próximo à fonte de comida, e a fêmea começará a trabalhar, botando milhares de ovos por dia.

Os relatos dão conta que as revoadas dos últimos anos têm sido maiores do que no passado. Isso significa que há muitas novas rainhas povoando suas novas colônias com os milhões de operários e milhares de soldados que precisam.

Se sua casa foi escolhida como o novo alvo esse ano, então você precisa agir rápido. Leva muitos anos para a colônia operar com força total, e uma vez que se chegue a esse ponto, sua casa estará sob ataque pesado, dia e noite.

Fique alerta, têm sido uma boa época para os cupins, mas não tão boa para nós.

Saiba Mais:

Fontes:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?