Pular para o conteúdo principal

Como acabar com os cupins, parte II



Quais são os métodos disponíveis para matar os cupins de maneira eficiente?




Cupins são uma das piores pragas de nosso país, eles nos custam milhões a cada ano. De fato, é estimado que os cupins custem ao país mais do que as tempestades, incêndios e inundações a cada ano. Pra piorar, praticamente nenhuma apólice de seguro cobre danos causados pelo cupim, significando que o dinheiro gasto para erradicar esses pragas e reparar os danos causados sai do bolso dos brasileiros todos os dias.

Nessa série em duas partes, vamos falar sobre os métodos disponíveis para se livrar dos cupins:


  1. Erradicação direta através de cupinicidas líquidos
Na maioria das vezes, acessar uma colônia de cupins pode ser difícil, se não impossível. A espécie mais problemática, o cupim subterrâneo, constrói suas colônias sob o solo, tornando o acesso difícil em alguns casos. É aí que entram os cupinicidas líquidos. Eles podem ser aplicados diretamente no ninho, ao furar um buraco na colônia para aplicar o cupinicida de maneira uniforme e precisa. É vital que o cupinicida líquido atinja a câmara real, pois se esta não for atingida, há uma grande probabilidade de que a colônia de cupins volte mais forte ainda.

O cupinicida líquido é um químico não repelente, ou seja, os cupins não serão capazes de detectá-lo, e não irão evitar a área tratada. Quando os cupins entram em contato com o cupinicida, suas mandíbulas são paralisadas dentro de horas, significando que o dano feito à sua casa seja interrompido imediatamente. Os cupins infectados irão interagir com os outros cupins, espalhando o cupinicida aos outros membros da colônia.

  1. Erradicação indireta através de iscas químicas
Embora às vezes a colônia possa ser localizada, com frequência isso não é possível. Felizmente, há opções de erradicação indireta disponíveis para situações assim. Caso a colônia de cupins não possa ser encontrada de maneira alguma, mas você tem a certeza de que há uma infestação, então a isca química é a melhor opção. A isca química é colocada em estações de iscagem espalhadas pelo imóvel, e quando os cupins entram em contato com ela, serão infectados e levarão a toxina para a colônia. Depois que a toxina for espalhada por toda a colônia, quase sempre irá matá-la completamente, pois é altamente efetiva, embora para garantir que tenha funcionado, é recomendado um esquema de monitoramento para se certificar que a colônia esteja realmente morta.

Se você acredita que tem um problema com cupins, a coisa mais importante a fazer é entrar em contato com uma empresa especializada em controle de pragas, e faça isso rápido. Eles serão capazes de analisar a situação e orientar quanto à melhor maneira de controlar o problema. Quanto mais você demorar a agir, pior será o dano feito ao seu imóvel. Cupins podem provocar grandes danos, então, corte o mal pela raiz o mais cedo possível.

Leia Também:
 

Saiba Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u