Pular para o conteúdo principal

Como acabar com os cupins, parte II



Quais são os métodos disponíveis para matar os cupins de maneira eficiente?




Cupins são uma das piores pragas de nosso país, eles nos custam milhões a cada ano. De fato, é estimado que os cupins custem ao país mais do que as tempestades, incêndios e inundações a cada ano. Pra piorar, praticamente nenhuma apólice de seguro cobre danos causados pelo cupim, significando que o dinheiro gasto para erradicar esses pragas e reparar os danos causados sai do bolso dos brasileiros todos os dias.

Nessa série em duas partes, vamos falar sobre os métodos disponíveis para se livrar dos cupins:


  1. Erradicação direta através de cupinicidas líquidos
Na maioria das vezes, acessar uma colônia de cupins pode ser difícil, se não impossível. A espécie mais problemática, o cupim subterrâneo, constrói suas colônias sob o solo, tornando o acesso difícil em alguns casos. É aí que entram os cupinicidas líquidos. Eles podem ser aplicados diretamente no ninho, ao furar um buraco na colônia para aplicar o cupinicida de maneira uniforme e precisa. É vital que o cupinicida líquido atinja a câmara real, pois se esta não for atingida, há uma grande probabilidade de que a colônia de cupins volte mais forte ainda.

O cupinicida líquido é um químico não repelente, ou seja, os cupins não serão capazes de detectá-lo, e não irão evitar a área tratada. Quando os cupins entram em contato com o cupinicida, suas mandíbulas são paralisadas dentro de horas, significando que o dano feito à sua casa seja interrompido imediatamente. Os cupins infectados irão interagir com os outros cupins, espalhando o cupinicida aos outros membros da colônia.

  1. Erradicação indireta através de iscas químicas
Embora às vezes a colônia possa ser localizada, com frequência isso não é possível. Felizmente, há opções de erradicação indireta disponíveis para situações assim. Caso a colônia de cupins não possa ser encontrada de maneira alguma, mas você tem a certeza de que há uma infestação, então a isca química é a melhor opção. A isca química é colocada em estações de iscagem espalhadas pelo imóvel, e quando os cupins entram em contato com ela, serão infectados e levarão a toxina para a colônia. Depois que a toxina for espalhada por toda a colônia, quase sempre irá matá-la completamente, pois é altamente efetiva, embora para garantir que tenha funcionado, é recomendado um esquema de monitoramento para se certificar que a colônia esteja realmente morta.

Se você acredita que tem um problema com cupins, a coisa mais importante a fazer é entrar em contato com uma empresa especializada em controle de pragas, e faça isso rápido. Eles serão capazes de analisar a situação e orientar quanto à melhor maneira de controlar o problema. Quanto mais você demorar a agir, pior será o dano feito ao seu imóvel. Cupins podem provocar grandes danos, então, corte o mal pela raiz o mais cedo possível.

Leia Também:
 

Saiba Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...