Pular para o conteúdo principal

Sua casa é vulnerável ao cupim?



Fatores de risco - chances de seu imóvel ser infestado por cupins




Essa é uma pergunta que todo brasileiro deveria se fazer. Nós somos um dos países mais infestados pelos cupins, e a cada ano, cada vez mais pessoas são obrigadas a lidar com a destruição causada por esses insetos.



Há um número de fatores que contribuem para o risco de sua casa ser infestada. Analisaremos brevemente cada um deles, embora a realidade seja que cada casa tenha seus próprios fatores de risco, e a única maneira de ter certeza de que o seu lar não esteja em risco é contar com medidas preventivas. Dito isso, há alguns fatores de risco comuns a todo lar.






  • Tipo de construção, materiais e método de construção: Obviamente, depende do que a construção é feita, como foi construída e o estilo de construção. Quanto mais madeira não tratada você tiver em casa, maior é o risco. Embora as grandes casas de madeira sejam motivo de preocupação, aqueles que vivem em casas de alvenaria, concreto e outros materiais não celulósicos não devem pensar que estão livres, já que a maioria das construções utiliza madeira em sua estrutura. A fundação é outro componente de risco. Pilhas de madeira também, assim como velhas placas e pisos de concreto.
  • Idade da construção: A idade é um grande indicador do nível de risco. Imóveis antigos frequentemente são feitos com madeira não tratada. À medida que os imóveis envelhecem, a tendência é o aumento da umidade. Velhas casas são um alvo fácil para os cupins, mas mesmo casas novas podem ser infestadas, então, não relaxe só porque a sua casa foi comprada na planta.
  • Localização do imóvel: Há dois pontos aqui, um mais fácil de lidar, o outro quase impossível. O primeiro é a região do país. A maioria das regiões do Brasil corre risco de infestações, e quanto mais ao norte, maior o risco. Cupins adoram o clima quente e úmido, então, se você vive nos trópicos, corre grande risco. O outro ponto não é tão simples de lidar: seria o ambiente, incluindo coisas como colônias de cupins nas proximidades e casas vizinhas infestadas. Infestações de vizinhos aumentam o risco de sua casa ser infestada, simples assim.






Portanto, há três fatores principais de risco, mas a verdade é que toda construção no Brasil e outros países tropicais está correndo o risco de uma infestação por cupins.

Saiba Mais:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...