Pular para o conteúdo principal

4 maneiras de identificar a gravidade do seu problema com cupins



Quão grave é o seu problema com cupins?

 



Independente dos números, o cupim é sempre um problema. Um único cupim já é indesejável. Porém, como tudo na vida, a gravidade do problema pode variar, e o seu problema com cupins pode ser desde uma pequena “chateação” até “perigo extremo”, ou até mesmo “catástrofe de proporções apocalípticas”! Então, como você pode medir a gravidade do seu problema com cupins?

Qualquer quantidade de cupins em seu imóvel é um problema, mas obviamente as infestações por cupins podem variar em tamanho e consequências. Embora algumas infestações por cupins possam ser consideradas moderadas, outras estão próximas do extremo. Dependendo de uma série de fatores, do tipo de cupim ao tipo de construção, do ambiente em volta à proximidade de predadores. Abaixo você encontrará quatro coisas que podem servir de métrica na hora de descobrir a gravidade da infestação.




Enxames

Procurar por enxames é uma das melhores maneiras de descobrir se sua casa está infestada por cupins ou não. As revoadas de cupins reprodutores irão aparecer na primavera e no verão. Esses são cupins de asas (alados) à procura de novas fontes de comida.  É mais comum vê-los ao entardecer em grandes números, e encontrar alguns mortos ou asas descartadas próximas a janelas e portas. Caso encontre essas revoadas ou evidências de uma, significa que seu problema com cupins acaba de começar, e se você agir rápido, poderá cortar o mal pela raiz.

Túneis

A próxima coisa a procurar são túneis que os cupins constroem a partir de seus ninhos. Esses túneis ajudam a proteger os cupins, pois eles requerem condições quentes e úmidas para viver. Os túneis geralmente irão sair do solo, ao longo de fundações, e avançando sobre a estrutura. Caso encontre esses túneis, então a infestação está bem avançada e você precisa agir rápido. Se os cupins criaram esses túneis, então eles já estão agindo a um bom tempo.

Escute-os

Cupins fazem sons que podem ser ouvidos se não houver muito barulho na área. Isso significa que é mais comum ouvi-los à noite. O som é como um pequeno estouro ou estalo. Se você puder ouvir os cupins, então a infestação em sua casa está em um nível perigoso, pois só é possível ouvir os cupins se houver uma grande quantidade deles. O nível de ameaça é alto, pois há um grande número de cupins na área. Quanto mais alto o barulho, maior a ameaça.

Madeira oca

Ouvir cupins já é preocupante, mais ainda é encontrar madeira oca pela casa. Por natureza, o cupim começa a comer a madeira de dentro pra fora. Em outras palavras, quando o dano feito à madeira estiver visível, a infestação já está ocorrendo há muito tempo e o dano provavelmente será extensivo. Caso encontre madeira oca pela casa, você precisa agir rápido, pois não lhe resta muito mais tempo.

+++


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...