Pular para o conteúdo principal

4 maneiras de identificar a gravidade do seu problema com cupins



Quão grave é o seu problema com cupins?

 



Independente dos números, o cupim é sempre um problema. Um único cupim já é indesejável. Porém, como tudo na vida, a gravidade do problema pode variar, e o seu problema com cupins pode ser desde uma pequena “chateação” até “perigo extremo”, ou até mesmo “catástrofe de proporções apocalípticas”! Então, como você pode medir a gravidade do seu problema com cupins?

Qualquer quantidade de cupins em seu imóvel é um problema, mas obviamente as infestações por cupins podem variar em tamanho e consequências. Embora algumas infestações por cupins possam ser consideradas moderadas, outras estão próximas do extremo. Dependendo de uma série de fatores, do tipo de cupim ao tipo de construção, do ambiente em volta à proximidade de predadores. Abaixo você encontrará quatro coisas que podem servir de métrica na hora de descobrir a gravidade da infestação.




Enxames

Procurar por enxames é uma das melhores maneiras de descobrir se sua casa está infestada por cupins ou não. As revoadas de cupins reprodutores irão aparecer na primavera e no verão. Esses são cupins de asas (alados) à procura de novas fontes de comida.  É mais comum vê-los ao entardecer em grandes números, e encontrar alguns mortos ou asas descartadas próximas a janelas e portas. Caso encontre essas revoadas ou evidências de uma, significa que seu problema com cupins acaba de começar, e se você agir rápido, poderá cortar o mal pela raiz.

Túneis

A próxima coisa a procurar são túneis que os cupins constroem a partir de seus ninhos. Esses túneis ajudam a proteger os cupins, pois eles requerem condições quentes e úmidas para viver. Os túneis geralmente irão sair do solo, ao longo de fundações, e avançando sobre a estrutura. Caso encontre esses túneis, então a infestação está bem avançada e você precisa agir rápido. Se os cupins criaram esses túneis, então eles já estão agindo a um bom tempo.

Escute-os

Cupins fazem sons que podem ser ouvidos se não houver muito barulho na área. Isso significa que é mais comum ouvi-los à noite. O som é como um pequeno estouro ou estalo. Se você puder ouvir os cupins, então a infestação em sua casa está em um nível perigoso, pois só é possível ouvir os cupins se houver uma grande quantidade deles. O nível de ameaça é alto, pois há um grande número de cupins na área. Quanto mais alto o barulho, maior a ameaça.

Madeira oca

Ouvir cupins já é preocupante, mais ainda é encontrar madeira oca pela casa. Por natureza, o cupim começa a comer a madeira de dentro pra fora. Em outras palavras, quando o dano feito à madeira estiver visível, a infestação já está ocorrendo há muito tempo e o dano provavelmente será extensivo. Caso encontre madeira oca pela casa, você precisa agir rápido, pois não lhe resta muito mais tempo.

+++


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u