Pular para o conteúdo principal

É possível acabar com os cupins com inseticida?





Nós brasileiros temos nosso famoso “jeitinho”, somos inventivos e criativos e gostamos de resolver as coisas por conta própria, sem depender da ajuda de ninguém. Embora essa característica tenha nos ajudado a fazer o país crescer, há um limite para tudo. Por exemplo, muitas pessoas julgam que são capazes de resolver seus problemas com cupins sem ajuda profissional, usando os inseticidas encontrados nas prateleiras de supermercados. Infelizmente, isso não funciona. De fato, pode até piorar a situação. Por que? Bem, tudo se resume em entender a biologia do cupim. A razão pela qual as fabricantes de cupinicidas oferecem garantia para seus produtos é que elas possuem uma grande compreensão da biologia dos cupins, e usam isso contra eles.

Qual o segredo? É simples: quase todos os cupins em uma colônia são estéreis, ou seja, incapazes de se reproduzir. Mesmo em uma colônia com mais de dois milhões de cupins, geralmente haverá apenas dois cupins férteis. De fato, a colônia de cupins é na verdade uma família muito, muito, mas muito grande mesmo, com apenas um pai e uma mãe. O macho e a fêmea férteis são chamados de rei e rainha. Eles são os únicos reprodutores, fora alguns reservas que são mantidos para o caso do rei ou rainha morrer. A rainha bota até 2000 ovos por dia, todo os dias.

Isso significa que, se você tentar matar cupins com seu inseticida em spray, você pode até matar os cupins que atingir, mas nunca conseguirá matar o rei ou a rainha, pois eles nunca deixam a colônia, e a colônia fica localizada sob o solo.




No máximo, você conseguirá matar alguns cupins operários. Mas como dito acima, a rainha é capaz de botar milhares de ovos por dia, e a maioria desses ovos se tornarão operários. A maioria das colônias de cupins possuem milhões de indivíduos.

Com um inseticida comum, você poderá matar alguns milhares de cupins, se tiver sorte. Mas em relação à colônia inteira, isso não significa nada. É como tentar destruir um exército de dois milhões, derrubando apenas um batalhão. É como tentar matar uma pessoa cortando a ponta do dedinho. A rainha consegue substituir os operários que você matou em um único dia.

Para piorar, a maioria das pessoas que tentam se livrar dos cupins com inseticidas, acham que resolveram a situação ao matar alguns cupins, e então se descuidam e não prestam mais atenção ao assunto, até notarem que suas casas começam a ruir.

Para se livrar de uma infestação de cupins da maneira certa, é preciso habilidade, conhecimento, experiência e o cupinicidas certos. Sempre compensa optar pelos profissionais, pois eles têm a capacidade de se livrar da colônia inteira, pois eles sabem como atingir a rainha, e usar os produtos certos para se livrar dela.

Além disso, eles irão monitorar e garantir o serviço após a execução para ter certeza de que tudo correu como esperado, pois quando se trata de cupins, todo cuidado é pouco.

Saiba Mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u