Pular para o conteúdo principal

Como se livrar da madeira infestada por cupins





Embora sejamos invejados pelo resto do mundo por nosso clima, e com razão, a realidade é que, temos sorte em relação ao estilo de vida que nosso clima nos proporciona, mas quando falamos de cupins, nosso clima não ajuda. O problema é que cupins adoram condições úmidas e quentes, eles prosperam nessas condições, e a maior parte do Brasil é quente e úmida, especialmente no litoral. Isso significa que, enquanto você está fazendo um churrasco ou nadando na praia, curtindo o clima, os cupins também estão curtindo.

A melhor maneira de garantir que sua casa não seja danificada pelos cupins é contar com proteções adequadas, mas caso seja tarde demais pra isso, e sua casa já esteja infestada, então há uma série de medidas que você precisa tomar. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com um controlador de pragas profissional, pois isso lhe permitirá ter controle da situação. Após remover a infestação, você precisa de medidas de proteção, pois a infestação pode acontecer novamente. Agora, provavelmente você terá algumas peças de madeira que foi danificada e infestada pelos cupins, e você irá precisar se livrar dessas peças da maneira certa, caso contrário você estará apenas passando o problema para outra pessoa. É necessário fazer o correto descarte dessa madeira, para não criar futuros problemas para você e outras pessoas, devido à madeira contaminada.

As dicas a seguir irão te ajudar a se livrar da madeira infestada por cupins de maneira segura e responsável:




Cuidado ao queimar a madeira infestada por cupins


Uma das maneiras mais óbvias de se livrar da madeira infestada por cupins é queimá-la, e embora isso de fato mate os cupins, pode ser muito perigoso. Manter o fogo sob controle é muito mais difícil do que você possa imaginar e as consequências de perder o controle podem ser devastadoras.

Além disso, a madeira pode conter tinta ou tratamentos químicos que se tornam tóxicos ao serem queimados. Especialmente a madeira pintada da década de 1980 ou anterior, pode conter chumbo, que ao ser queimado, se torna extremamente perigoso.

Nunca enterre madeira infestada por cupins


Essa também pode parecer uma boa ideia, mas na verdade não é. Há duas razões para isso. Primeiro, a espécie de cupim mais destrutiva no Brasil, o cupim da terra (ou cupim subterrâneo). Esses cupins vivem em colônias sob o solo, portanto, enterrar madeira é fazer um favor a esses insetos. O outro problema é que, mesmo que todos os cupins na madeira estejam mortos, irão atrair outros cupins para a área, algo que você não vai querer que aconteça.

Se livrando da madeira de maneira responsável


Então, como descartar a madeira? A melhor coisa a fazer é entrar em contato com sua prefeitura, eles poderão lhe instruir sobre a maneira correta de descartar esses resíduos em seu município. Em alguns casos, eles poderão até mesmo buscar esses objetos em sua casa.

Saiba Mais:

Comentários

  1. Posso ser multada de descartar madeira com cupim na caçamba?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...

Como pegar a rainha cupim?

Como encontrar a cupim rainha? Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes. No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugest...