Pular para o conteúdo principal

Como se livrar da madeira infestada por cupins





Embora sejamos invejados pelo resto do mundo por nosso clima, e com razão, a realidade é que, temos sorte em relação ao estilo de vida que nosso clima nos proporciona, mas quando falamos de cupins, nosso clima não ajuda. O problema é que cupins adoram condições úmidas e quentes, eles prosperam nessas condições, e a maior parte do Brasil é quente e úmida, especialmente no litoral. Isso significa que, enquanto você está fazendo um churrasco ou nadando na praia, curtindo o clima, os cupins também estão curtindo.

A melhor maneira de garantir que sua casa não seja danificada pelos cupins é contar com proteções adequadas, mas caso seja tarde demais pra isso, e sua casa já esteja infestada, então há uma série de medidas que você precisa tomar. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com um controlador de pragas profissional, pois isso lhe permitirá ter controle da situação. Após remover a infestação, você precisa de medidas de proteção, pois a infestação pode acontecer novamente. Agora, provavelmente você terá algumas peças de madeira que foi danificada e infestada pelos cupins, e você irá precisar se livrar dessas peças da maneira certa, caso contrário você estará apenas passando o problema para outra pessoa. É necessário fazer o correto descarte dessa madeira, para não criar futuros problemas para você e outras pessoas, devido à madeira contaminada.

As dicas a seguir irão te ajudar a se livrar da madeira infestada por cupins de maneira segura e responsável:




Cuidado ao queimar a madeira infestada por cupins


Uma das maneiras mais óbvias de se livrar da madeira infestada por cupins é queimá-la, e embora isso de fato mate os cupins, pode ser muito perigoso. Manter o fogo sob controle é muito mais difícil do que você possa imaginar e as consequências de perder o controle podem ser devastadoras.

Além disso, a madeira pode conter tinta ou tratamentos químicos que se tornam tóxicos ao serem queimados. Especialmente a madeira pintada da década de 1980 ou anterior, pode conter chumbo, que ao ser queimado, se torna extremamente perigoso.

Nunca enterre madeira infestada por cupins


Essa também pode parecer uma boa ideia, mas na verdade não é. Há duas razões para isso. Primeiro, a espécie de cupim mais destrutiva no Brasil, o cupim da terra (ou cupim subterrâneo). Esses cupins vivem em colônias sob o solo, portanto, enterrar madeira é fazer um favor a esses insetos. O outro problema é que, mesmo que todos os cupins na madeira estejam mortos, irão atrair outros cupins para a área, algo que você não vai querer que aconteça.

Se livrando da madeira de maneira responsável


Então, como descartar a madeira? A melhor coisa a fazer é entrar em contato com sua prefeitura, eles poderão lhe instruir sobre a maneira correta de descartar esses resíduos em seu município. Em alguns casos, eles poderão até mesmo buscar esses objetos em sua casa.

Saiba Mais:

Comentários

  1. Posso ser multada de descartar madeira com cupim na caçamba?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba