Pular para o conteúdo principal

Como pegar a rainha cupim?


Como encontrar a cupim rainha?





Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes.

No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugestão de que você deva tentar fazer controle de pragas por conta própria, pois essas tentativas quase sempre dão errado. Sério, não tente isso em casa, por favor.

Tendo esclarecido isso, vamos explicar como podemos encontrar a rainha:





  1. Vista alguma roupa resistente. Cubra o máximo de pele que puder, pois ao procurar pela rainha, você será atacado por milhares de cupins soldados que irão tentar impedi-lo, isso significa que você será picado, e muito. Esses soldados levam seu trabalho a sério e não têm outro propósito na vida a não ser morrer pela colônia, portanto eles darão o máximo de si.
  2. Encontre o ninho dos cupins. A melhor maneira de fazer isso é procurar pelos cupins operários, ou seus túneis; isso irá ajudar a rastreá-los. Geralmente, os operários constroem túneis de lama com milímetros de circunferência, e esses túneis levam da fonte de comida até o ninho. Perceba que essa tarefa de encontrar o ninho dos cupins pode tomar muito tempo, e não é uma tarefa fácil.
  3. Caso você encontre o ninho dentro da construção (casa, apartamento, etc.), talvez seja prudente recuar agora, já que tentar encontrar a rainha poderá resultar em muitos danos feitos ao imóvel. Mas, caso seja o seu imóvel e você tem certeza de que não irá causar danos, prossiga.
  4. Na maioria dos casos o ninho estará no solo, e você irá precisar cavar. O ninho também pode estar dentro de um toco de árvore, nesse caso um machado é a ferramenta mais adequada. Você precisará ser rápido: ao perceber que estão sendo atacados, os cupins podem se movimentar para deslocar sua rainha, levando-a para um local seguro.
  5. Vá para o coração do ninho, a rainha geralmente se encontra no centro. Você deve procurar por um cupim gigante. Sério, a rainha é de dez a vinte vezes maior do que os outros cupins, e terá um grande abdômen. Como no xadrez, o objetivo aqui é eliminar a rainha. Xeque mate!




Fontes:
http://hypescience.com/rainha-cupim-clona-si-mesma/
http://www.ninha.bio.br/biologia/cupins.html

Comentários

  1. Gostaria de saber se existe algum produto a base de ferumonio para esterilizar a rainha do cupinzeiro ,nome é como encontrar?

    ResponderExcluir
  2. Não funciona é falso ... que droga em não funciona. Querido da próxima vez tenta falar algo que seja de vdd palhaço.

    ResponderExcluir
  3. Falo, falo e falo só para encher linguiça e não chegou a merda nenhuma.Era melhor nem se dá o trabalho de digitar o que todo mundo já sabe .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u