Pular para o conteúdo principal

Óleo Para Matar Cupim – Receita


Óleo Queimado para Matar Cupim?





A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção.

Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente?

O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim.

Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira.

É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão protegidas, as áreas ao redor ainda estarão vulneráveis.

Algumas pessoas ainda recomendam a utilização de querosene, mas o fato é que você pode combinar os dois em uma mesma solução para criar um repelente eficaz.

A receita é a seguinte:



Misture meio litro (1/2) de óleo diesel queimado e 1 litro de querosene

Passe a mistura sobre a madeira com a ajuda de um pincel

Espere secar e dê duas a três demãos

Recomenda-se passar essa mistura sobre a madeira duas vezes ao ano.

Deve-se passar a mistura em madeira sobre a qual não tenha sido aplicada resina ou verniz. Após a aplicação do óleo, aguardar 15 dias para aplicar resina.

Onde encontrar óleo queimado para matar cupins?


Você pode retirar de seu veículo ou encontrar óleo diesel queimado em postos de gasolina ou oficinas mecânicas, basta pedir a algum funcionário, geralmente são solícitos, pois o óleo é um resíduo do qual eles teriam que se livrar de qualquer jeito.

Óleo Diesel Queimado e Querosene Para Matar o Cupim da Terra


Essa mistura pode matar o cupim subterrâneo? Sim, pode. Mas não é recomendado utilizar óleo queimado no solo. Além de ser crime ambiental, não há evidências de que o óleo queimado no solo tenha a mesma eficácia que na madeira. Seria necessária uma grande quantidade de óleo para que o tratamento fosse eficaz no solo; uma quantidade que seria simplesmente devastadora para o meio ambiente e para todos em sua casa e seu quintal.

Contate um profissional ou empresa dedetizadora, que poderá indicar produtos e métodos para tratar o solo e combater o cupim subterrâneo. Ou leia nossos posts anteriores sobre o cupim da terra.



Desvantagens e Observações


O óleo queimado pode manchar móveis de madeira clara. Para esses móveis, utilize apenas o querosene, aplicando uma vez por semana durante um mês. O efeito será o mesmo.

Além disso, o cheiro do óleo queimado e querosene podem permanecer no ambiente. Deixe o local arejado ao aplicar e após a aplicação. Caso vá aplicar sobre grandes áreas (por exemplo, em toda uma casa que acabou de ser feita), seria necessário entre 7 a 15 dias para que o cheiro se dissipe por completo.

No caso de grandes infestações, ou caso móveis inteiros ou grandes estruturas, como um telhado, estejam comprometidos pelo dano causado pelo cupim, o óleo queimado não será a solução.

Nesses casos mais graves, geralmente apenas a ação de uma empresa ou profissional especializados resolverá. Os profissionais serão capazes de analisar a extensão dos danos causados e dos ninhos dos cupins, e determinar quais os métodos de combate ao cupim serão mais indicados para a sua casa.

Entre em contato com uma empresa dedetizadora, desinsetizadora ou especializada em descupinização e solicite uma visita para orçamento.

Leia mais:

Fontes:

Comentários

  1. Não é óleo diesel queimado... e sim óleo lubrificante queimado, ou já utilizado

    ResponderExcluir
  2. Mistura 10ml de K-Othrine p/ cada litro de diesel e nunca mais cupim!

    ResponderExcluir
  3. alguém me esclareça, pf...é óleo diesel ou óleo lubrificante? precisando muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Pode ser um dos dois ou os dois juntos.

      Excluir
  4. Para passar dentro de casa quanto tempo demora para secar

    ResponderExcluir
  5. Óleo lubrificante queimado misturado com óleo combustível diesel

    ResponderExcluir
  6. Passei óleo queimado nas paredes mais ficou muito escuro quase preto alguém sabe como consigo clarear um pouco retirar um pouco do escuro do óleo queimado pois não posso jogar água pois a casa é de madeira e passei tambm nos forros alguém pode me ajudar dando umas dicas????

    ResponderExcluir
  7. Misture meio litro (1/2) de óleo diesel queimado e 1 litro de querosene

    Então não é passar óleo com querosene e sim querosene com óleo?!?!?
    E outra.... Óleo diesel queimado não existe, óleo diesel queimado é o que sai do escapamento dos caminhões.
    O correto é passar óleo lubrificante queimado.

    ResponderExcluir
  8. DEPOIS de passar oleo disel posso pintar a madeira de qualquer cor ?

    ResponderExcluir
  9. Olá, em vez de óleo queimado posso utilizar diesel? Diesel limpo.

    ResponderExcluir
  10. Como sei se é madeira seca ou subterrâneas? Havia excrementos no exterior, tirei fotos, verifiquei correspondência com Google lens e veio um técnico que disse, primeiro, madeira seca e depois disse que afinal erram subterrâneas....apesar de parecer com o soldado madeira viva..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u