Pular para o conteúdo principal

Guia – Como Acabar com os Cupins





Cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) podem causar muitos danos caso nenhuma providência seja tomada contra eles. Este guia é uma compilação de vários posts em nosso blog, e nele falaremos sobre métodos que irão ajudá-lo a acabar de vez com os cupins.

Sinais de Cupins


O sinal mais comum de uma infestação por cupins são asas descartadas pela variedade alada do cupim (cupim voador). Moradores irão encontrar essas asas perto de portas e janelas, mas em qualquer outro lugar também, por exemplo, próximo a móveis de madeira. Essas asas ou os próprios cupins voadores geralmente são avistados nos primeiros dias de primavera.

Você não tem que esperar até a primavera para descobrir que está sofrendo uma infestação de cupins. Há alguns sinais que podem ser observados em qualquer época do ano, e que poderão indicar que há uma colônia de cupim em algum lugar próximo:

·         Pintura formando bolhas ou rachando – os cupins estão destruindo o interior de algum móvel ou estrutura, e à medida que eles se aproximam da superfície, a camada de tinta começará a formar bolhas. Dentro das bolhas, poderá ser encontrado o dejeto dos cupins. A pintura das paredes também poderá rachar, de uma maneira diferente das rachaduras causadas por falhas estruturais.
·         A madeira sólida parece oca – cupins irão deixar o exterior de um item de madeira intacto, escavando o interior. Ao bater nessa madeira, podemos perceber um som levemente oco.
·         Túneis – cupins da terra fazem túneis que se espalham por paredes, vigas e batentes.

Como matar cupins




Antes de tomar medidas para matar os cupins, é importante remover qualquer fonte de comida fácil para eles. Para muitos moradores, isso significa remover madeira estocada fora de casa. Até mesmo papel e papelão podem atrair uma colônia de cupins.

Certifique-se de arrancar do quintal qualquer toco de árvore e se livrar de qualquer outro tipo de madeira morta no quintal ou jardim.

Inspecione regularmente cercas, deques e outros componentes de madeira e tome providências assim que encontrar qualquer sinal de cupim.

Há métodos caseiros, naturais, químicos e não-químicos para eliminar uma colônia de cupins. A solução não-química mais comum é instalar uma barreira em volta da casa. Isso tipicamente deve ser feito na fase de construção de uma casa, mas também pode ser feita após a construção.

Cupins também têm dificuldade de se mover através de solo arenoso. Uma barreira de areia à volta de sua casa pode desencorajar esses insetos.


Algumas soluções químicas aprovadas para uso também estão disponíveis em lojas de ferragem e bricolagem, ou através de dedetizadoras profissionais.

Há também outros métodos:
  • Cupinicidas líquidos que podem ser aplicados no solo;
  • Madeira de construção previamente tratada contra cupins;
  • Tratamentos aplicados diretamente à madeira (borato, óleo queimado, etc.)

É extremamente importante aplicar qualquer solução química para matar cupins exatamente como instruído pelo fabricante. Esses pesticidas químicos podem atingir fontes de água e poços próximos. Quando isso acontece, geralmente o tratamento não surtiu efeito contra os cupins. É por isso que em muitos casos é recomendado entrar em contato com uma empresa dedetizadora especializada, que podem até fazer um orçamento sem compromisso.

Custo de uma Descupinização


O tamanho e extensão da colônia de cupins que precisa ser removida terá um efeito direto sobre o custo de uma descupinização (dedetização). Colônias maiores custam mais para serem removidas do que colônias menores.

Mas afinal qual é o preço de uma descupinização/dedetização? Essa é uma pergunta difícil de respondermos de forma objetiva. É prática consumada das empresas de controle de pragas/dedetizadoras apenas fornecer o preço do serviço mediante orçamento, e o orçamento apenas é feito mediante visita ao imóvel. Praticamente nenhum site de empresa dedetizadora informa seus preços online.

Além disso, o preço médio de uma descupinização varia de acordo com a região. O ideal, então, é entrar em contato com essas empresas, seja através do telefone, ou do formulário que muitas dessas empresas disponibilizam em seus sites.

Recomendamos que faça o orçamento com pelo menos três empresas de referência.

Leia aqui sobre como proceder ao contratar uma empresa de controle de pragas.

Como prevenir cupins


Após tomar medidas proativas para evitar o cupim, como telas em janelas e remoção de fontes de comida, é importante prestar atenção à condição do encanamento de seu imóvel. Qualquer goteira ou vazamento irá se tornar um chamariz para o cupim. Essas pragas se alimentam de celulose, mas precisam de água. Sem água, não há cupins.

Limpar calhas também é importante. Calhas entupidas irão provocar vazamentos, o que pode criar poças próximo a telhados, convidando o cupim a atacar o madeiramento. Cupim no telhado é um dos piores tipos de infestação.

Ter uma boa circulação de ar em casa também é muito importante. A circulação do ar previne a umidade, o que naturalmente previne que os cupins formem uma colônia. Isso é especialmente importante em banheiros.

Controle Natural do Cupim

Aqui no blog já falamos sobre vários métodos naturais para matar ou evitar o cupim, para aqueles que gostariam de tentar uma solução natural antes de contratar uma empresa:


Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba