Pular para o conteúdo principal

Serragem é sinal de cupim?

Cupim produz serragem?




Você já pode ter encontrado em casa pequenos montes de “serragem”. O primeiro pensamento é que ali deve haver cupins. Embora os cupins se alimentem da madeira, eles não produzem serragem.

Serragem pode ser sinal de muitas outras coisas além de cupins. Algumas vezes gavetas de móveis podem produzir serragem pela fricção da gaveta com a madeira.

Outras vezes, a serragem pode ser sinal de outro inseto que danifica madeira, como algumas espécies de formiga. Embora essas formigas não comam madeira, elas produzem serragem ao fazer seus ninhos na madeira. Essa serragem geralmente contém partes de outros insetos que tenham sido comidos pelas formigas.

Brocas (espécie de besouro) botam seus ovos na madeira. A larva come a madeira à medida que se desenvolve. Eles produzem pó de madeira ou pequenos grãos que parecem muito com serragem muito fina. Quando a broca adulta sai da madeira, ela faz pequenos buracos circulares. O pó fino então cai de dentro desses buracos.



Cupins ficam escondidos enquanto se alimentam da madeira. Embora façam seu trabalho longe das vistas dos seres humanos, eles deixam sinais de atividade. Embora não produzam serragem, os sinais de cupins são muito fáceis de reconhecer caso a pessoa saiba que sinais procurar.

Cupins deixam até mesmo sinais sonoros de sua presença. Você pode bater com um objeto (por exemplo, o cabo de uma chave de fenda) na madeira com sinais de dano. Caso a madeira produza um som oco, é possível que os cupins se localizem naquela parte da madeira.

À medida que os cupins vão comendo a madeira, a superfície da madeira poderá apresentar uma aparência “empolada”. Isso pode acontecer quando o cupim comem a madeira mais superficial, deixando apenas a pintura ou verniz da superfície.

Cupins subterrâneos (cupim da terra), ao escavar a madeira, trazem partículas de terra para dentro de suas galerias. Eles fixam essas partículas e suas próprias fezes nas paredes das galerias, o que ajuda a manter o ambiente úmido lá dentro.

Caso a madeira danificada se quebre ou se parta, você poderá ver os cupins lá dentro. Já que eles são muito sensíveis à desidratação, eles tentarão fugir da luz o mais rápido possível. Terra dentro da madeira  é um sinal de que os cupins subterrâneos têm estado ativos.

Cupins de madeira seca fazem galerias maiores que as dos cupins subterrâneos. Como eles não entram em contato com a terra, suas galerias são limpas e lisas.

Os cupins de madeira seca se livram de seus dejetos colocando-os para fora de suas galerias. Eles jogam os grânulos fecais através de pequenos buracos na madeira.

Esses grânulos são alongados. As bordas são arredondadas e têm seis lados côncavos. Cada um desses grânulos é idêntico ao outro. Pequenos montes desses grânulos são sinais de que os cupins de madeira seca têm estado ativos no local. Esses grânulos podem ser confundidos com serragem.

Você pode contatar uma empresa ou profissional de descupinização (dedetização) ao encontrar “serragem” ou outros sinais suspeitos. Esses especialistas têm as ferramentas necessárias para fazer uma inspeção cuidadosa. Eles podem reconhecer os sinais de cupins e outros insetos destruidores de madeira, e indicar o tratamento mais adequado.

Nós também já falamos aqui sobre vários métodos que você mesmo pode tentar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...