Pular para o conteúdo principal

Reparando danos em árvores causados pelo cupim


Reparo de árvores danificadas por cupins





Com frequência se pode encontrar no jardim ou na calçada alguma árvore atacada pelos cupins. Em muitos casos, cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) atacam árvores mortas ou partes apodrecidas da árvore. Mas os cupins também atacam árvores vivas e saudáveis.

Cupins em árvores podem causar verdadeiros riscos. Eles comem a madeira a partir do interior da árvore, e podem com isso tornar uma árvore tão instável a ponto dela não suportar o próprio peso. Caso isso aconteça, a árvore pode cair e provocar danos ou ferimentos. Pode haver também sérias consequências legais caso a árvore provoque prejuízos a um vizinho ou mesmo ponha em risco a vida de alguém ao cair.

É recomendado que proprietários e moradores inspecionem árvores em sua propriedade de tempos em tempos. Cupins subterrâneos geralmente fazem tubos de lama a partir do chão, que dão voltas ou adentram o casco da árvore. Às vezes esses tubos podem passar despercebidos.



O cupim subterrâneo também pode ser encontrado no solo próximo à base de uma árvore infestada. Pode-se escavar em volta das raízes e encontrar a infestação de cupins.

Há vários métodos para tratar árvores infestadas por cupins. O próprio morador ou proprietário pode fazer esses tratamentos, mas na maioria dos casos será necessária a intervenção de um profissional ou empresa dedetizadora. Em muitos municípios, é proibido por lei remover ou cortar árvores nas calçadas, e apenas a prefeitura ou um profissional licenciado poderá fazer isso. Consulte a prefeitura de sua cidade para saber como proceder.

É fortemente recomendado que se contate uma empresa descupinizadora caso você tenha várias árvores sendo atacadas pelo cupim, principalmente em calçadas e condomínios, e árvores de grande porte. Pois nesses casos muitas vezes somente o profissional saberá dizer o quanto a árvore está comprometida e o tratamento adequado. Além disso, dependendo dos produtos a serem usados, apenas empresas de descupinização possuem a devida licença para sua aplicação. Aplicações erradas dos produtos pode levar a intoxicação dos moradores e à morte da árvore, além da contaminação do ambiente (água, ar e solo).

Essas empresas também contam com biólogos capacitados em seus quadros, que saberão quais os métodos para tratar as árvores ou mesmo se podem ser salvas ou não.

E as empresas de descupinização mais atualizadas utilizam os métodos mais modernos e eficazes para lidar com infestação de cupins em árvores urbanas. Um desses métodos é a ecobait.

Métodos de Reparo de Árvores Atacadas por Cupim


Alguns cupinicidas podem ser aplicados no solo em volta da árvore. Alguns desses produtos servem como barreiras contra o cupim. Outros produtos são absorvidos pelas raízes. Esses produtos matam os cupins dentro da árvore.

Algumas árvores podem ser tratadas ao se perfurar buracos nos túneis dos cupins. O cupinicida é injetado nas galerias para matar os cupins. Muitos desses cupinicidas assumem a forma de espuma, que se espalha pelas galerias ocas através das partes danificadas da árvore.

Não se deve utilizar alguns métodos, como colocar cimento nas galerias e rachaduras causados pelo cupim, pois isso pode danificar ainda mais a árvore, ou até mesmo matá-la.

Árvores danificadas podem ser tratadas com faixas especiais, que agem como casco artificial. Elas mantêm insetos e fungos afastados da árvore para que ela possa se regenerar. Árvores que tenham sido danificadas podem ser podadas para remover as partes afetadas. Cabos podem ser usados para reforçar árvores que estejam caindo. Em alguns casos, porém, os danos causados pelo cupim são tão severos que a árvore deve ser removida, antes que cause algum dano ou prejuízo.

Fontes:


Comentários

  1. Atividades de tratamento em ÁRVORES e em MADEIRAS, são de competência profissional, NOS TERMOS DA LEI, apenas do ENGENHEIRO FLORESTAL, não do Biólogo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma árvore acácia
    Estava linda
    Derre pente começou cair as folhas
    E aparecer aquele pó. De serragem.
    Podei ela
    Mais não voltou a germinar.
    O que eu faço.
    Será que está árvore tem recuperação.?
    Ou corto e coloco outra em seu lugar?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um ipê Branco enfrente à minha casa.
    Plantado à muitos anos pela prefeitura.
    Agora a árvore está com seu tronco uma parte preta.como posso salvá la?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...

Como pegar a rainha cupim?

Como encontrar a cupim rainha? Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes. No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugest...