Pular para o conteúdo principal

Tratamento da Madeira Contra o Cupim


Como Tratar a Madeira e Evitar o Cupim





Cupins se nutrem da celulose, que geralmente conseguem a partir da madeira. Na verdade isso é benéfico à natureza se o cupim está comendo um pedaço de madeira ou uma árvore caída na mata. Contudo, em ambientes urbanos, se não há árvores, o cupim irá atacar a madeira encontrada em habitações humanas.

A cada ano, cupins atacam milhares de casas. Isso força os proprietários a gastar muito dinheiro para reparar o dano causado. Para ajudar a reduzir o custo desses reparos, cientistas têm desenvolvido maneiras de prevenir que cupins ataquem as casas. Há vários tipos de madeira que são naturalmente resistentes a ataques de cupins, conforme já falamos aqui. Contudo, em muitos casos essas madeiras são muito caras para serem usadas em larga escala na sua construção.

Madeira Tratada






Há disponível no mercado madeiras tratadas, geralmente pelo método da autoclave. A madeira é impregnada de agentes imunizantes. Esses agentes tornam a madeira resistente aos cupins e outros processos de deterioração.

Especialistas recomendam que seja aplicado à madeira tratada algum método ou produto de selagem, caso a madeira vá ficar exposta aos elementos (em áreas externas). A razão disso é que, com o tempo, a água poderá remover os agentes imunizantes da madeira, deixando-a vulnerável ao ataque dos cupins.

Tratamento com Borato


Produtos à base de borato podem ser usados para tratar madeira que já tenha sido utilizada na construção da casa. Esses produtos podem ser borrifados ou pincelados na superfície da madeira. O borato é absorvido pela madeira, o que não afeta a resistência ou aparência da madeira.

O borato permanece na madeira, a menos que a madeira seja saturada de água (encharcada). O borato torna a madeira tóxica para os cupins, e também protege-a contra deterioração e ataques de brocas.

Alguns desses produtos devem ser diluídos em água antes da aplicação. O processo de diluição e aplicação pode ser difícil para proprietários de casa, geralmente é melhor confiar esse trabalho a profissionais.

Muitas empresas e profissionais de dedetização e descupinização oferecem aplicações de borato para proteger madeira do ataque de cupins.

Saiba mais:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u