Pular para o conteúdo principal

Controle Natural do Cupim – Qualquer um Pode Fazer






Muitas pessoas não se sentem seguras ao usar inseticidas químicos em suas casas para controlar os cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas), e portanto, querem aprender métodos naturais de controle do cupim.



Há certos métodos de controle do cupim que são mais seguros e naturais que outros. Mas em comparação com uma descupinização (dedetização profissional), geralmente há uma perda de efetividade ao usarmos esses métodos alternativos. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens em utilizar esses métodos.



Abaixo, iremos discutir alguns desse métodos, para que você decida se é vantajoso ou não aplicar essas opções de controle natural do cupim.



Entendendo os limites dos métodos alternativos de controle do cupim




O primeiro passo é conhecer pelo menos alguns fatos gerais sobre os cupins. Aprenda um pouco sobre como eles vivem, o que os atrai, e como detectar sinais de cupins em sua casa.



Também é interessante saber um pouco sobre os diferentes tipos de cupins, porque espécies diferentes requerem maneiras de controle diferentes.



Um dos métodos mais naturais de lutar contra os cupins é utilizar os predadores ou inimigos naturais dos cupins contra eles. Deixe a natureza lutar parte dessa guerra por você!



O melhor método natural de controle do cupim é a prevenção!




Prevenção é o melhor método de controle do cupim e há várias ações que você pode tomar neste sentido, que irão reduzir as chances de uma infestação de cupins em sua casa, estrutura ou propriedade.



Para começar, você pode adotar medidas naturais durante a fase de construção da casa. Por exemplo, certos tipos de madeira são naturalmente resistentes ao cupim, como o ipê.



Controlando vazamentos e prevenindo o cupim




Uma das primeiras coisas que você pode fazer para controlar a presença de cupins naturalmente é se tornar consciente dos efeitos da água, prevenindo a criação de um ambiente que irá atrair os cupins.



Quando a madeira é molhada ou se torna úmida, se torna mais fácil de ser atacada pelos cupins. De fato, os cupins subterrâneos requerem alguma umidade antes de comer a celulose da madeira. Esta é a razão pela qual muitas vezes encontramos em matas e outras regiões, troncos de madeira infestados de “formigas brancas” (que na verdade são os cupins), sempre escondidas sob a madeira. Perceba que os cupins nunca são encontrados na parte de cima da madeira. Isso é devido ao fato de que a parte da madeira que toca o chão e está escondida do sol, é a que apresenta maior umidade.



Sempre que você tem um vazamento de água em sua casa (por exemplo, goteiras) que atinge alguma madeira, ali será criado um ambiente que poderá atrair o cupim e é propício à sua presença.



A menor das goteiras pode, ao longo do tempo, umedecer bastante a madeira. Portanto, faça uma revisão em sua casa à procura de goteiras, e se você teve goteiras no forro ou teto da casa no passado, verifique as áreas atingidas e procure por sinais de cupins.



Faça também o teste da chave de fenda. Dê uma batida com a ponta do cabo da chave de fenda (ou outra ferramenta) na madeira que sofreu umidade. Áreas da madeira infestadas por cupins irão fazer um som muito mais oco do que na madeira que não esteja infestada. Em alguns casos, a madeira poderá até ceder.



Concentre suas buscas também por vazamentos em locais próximos a infiltrações e encanamentos. A cozinha, o banheiro e a lavanderia geralmente são os cômodos mais úmidos da casa, e passíveis de vazamentos.



Métodos Naturais de Controle do Cupim




  • Diatomito ou Terra Diatomácea – Um método de controle inofensivo aos seres humanos e outros animais, desde que se utilize o tipo certo. Há dois tipos de terra diatomácea, a hortícola (utilizada em piscinas), que pode ser tóxica para seres humanos, e a de grau alimentício ou “grau humano”. Esta versão pode ser misturada à água ou tinta e aplicada à madeira para manter os cupins afastados. Você pode, ao construir uma nova casa ou repintar, misturar terra diatomácea à tinta. Encontrado em lojas de ferragens ou de insumos rurais. Também pode encontrar fornecedores aqui.
  • Piretro – Pode ser usado de maneira semelhante ao borato (ou ácido bórico). Pode ser aplicado à superfície da madeira, na forma líquida, ou aplique o pó aos túneis em locais já infestados por cupins.
  • Óleo de Laranja – Óleo de laranja pode ser borrifado em áreas que estejam sob grande risco de infestação por cupins, uma vez ao ano. Você pode misturar óleo de laranja com terra diatomácea ou borato.

Embora todos esses sejam produtos naturais, é recomendado que você utilize equipamento de proteção como máscaras e luvas, pois muitos desses produtos são concentrados.

Veja Também:


Borato Para Matar Cupins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u