Prevenção do cupim: fora de casa





Há uma série de medidas que você pode tomar para prevenir o cupim (ou térmita, é conhecido em Portugal). Obviamente, a mais importante é contratar uma empresa de controle de pragas urbanas para providenciar medidas de proteção específicas para seu lar, mas isso não é tudo. Como morador ou proprietário,  também é importante que você adote ações diferenciadas para dentro e fora de casa, assim garantindo que seu bem esteja seguro contra a depredação causada por essa praga destruidora. Nesse artigo em duas partes, iremos delinear essas precauções. Abaixo você verá dicas para prevenir o cupim fora de casa:





-Certifique-se de remover toda madeira velha de sua propriedade. Isso inclui velhas cercas e tocos de árvore mortas. Deixar qualquer madeira por aí naturalmente irá atrair os cupins e a única madeira que você deve ter por perto é a madeira tratada (ou lenha, veja abaixo). Tocos de árvores são especialmente ruins, então remova-os completamente, raiz e tudo.

-Você precisa armazenar lenha o mais longe possível de sua casa. Em algumas regiões frias do país, ainda é comum o uso de lenha para fogo. Se for o seu caso, não deixe a lenha empilhada em contato com a casa. Guarde-a em um galpão, edícula ou celeiro, para mantê-la seca. Antes de trazer a lenha para casa, leve um tempo para inspecioná-la por sinais de cupins.

-Não use casca de madeira em seu jardim. Muitos não concordam com isso, mas é melhor não arriscar, pois forrar o jardim com cascas junta as duas coisas que os cupins mais gostam: madeira e umidade.

-Falando de umidade... É importante que todas suas calhas e drenos estejam funcionando e que a água não esteja vazando e empoçando, pois cupins adoram ambientes úmidos. Certifique-se de limpar sua calha antes da época das chuvas, para que a água não empoce aí também.

-Verifique suas torneiras de jardim também. E faça isso regularmente. Torneiras com goteira podem criar grandes poças de água, o que irá atrair os cupins.

-Pode todas as plantas. Você não vai querer galhos velhos caindo no chão. Manter seu jardim aparado e arrumado o máximo possível é muito importante na prevenção do cupim.

-Se estiver construindo no quintal ou jardim: Certifique-se de usar madeira tratada, especialmente madeira que irá ficar em contato com o solo.

Leia a outra parte desse artigo:
Prevenção do cupim: dentro de casa 

Saiba Mais:
Como prevenir infestação por cupins?
Como evitar cupins
4 erros a evitar no controle do cupim
Cupins da terra VS cupins de madeira seca
Como acabar com o cupim subterrâneo
Como evitar que cupins comam móveis de madeira
Como acabar com os cupins em móveis
Móveis antigos e os cuidados com o cupim
Orifícios de saída dos cupins 




Categories: , , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?