Como procurar por cupins em sua casa






Cupins. Só essa palavra já é bastante para colocar medo em todo proprietário de imóvel ou morador. Aqui no Brasil temos um ótimo clima, quente e úmido na maior parte do país. Porém, tudo que amamos em nosso clima, são também as condições ideais para o cupim. Cupins adoram as condições quentes e úmidas do Brasil, e nesse país corremos altos riscos de sofrer uma infestação por cupins.

A espécie de cupim mais ameaçadora no Brasil é o temido Formosan, também conhecido como cupim da terra ou cupim subterrâneo. O cupim da terra é o cupim mais destruidor do mundo, vive em colônias de milhões de indivíduos, e pode provocar grandes danos em um espaço de tempo relativamente curto.

Se você quer se certificar de que sua casa não seja vítima do mais destruidor dos cupins, é melhor contratar os serviços de uma empresa ou profissional controlador de pragas, para providenciar as melhores medidas de prevenção. A melhor defesa é um bom ataque quando falamos de cupim. Contudo, nem mesmo as melhores medidas de prevenção são 100 por cento garantidas, e se quiser ter certeza de que seu imóvel não irá sofrer danos por uma infestação de cupins, você precisa saber identificar os pequenos sinais de que seu imóvel está infestado.




O maior problema em procurar por cupins, é que isso é extremamente difícil. Cupins da terra vivem em enormes colônias subterrâneas, eles constroem túneis que saem da colônia e vão até as fundações e estrutura da casa. Eles comem a madeira de dentro para fora, assim, quando o dano na madeira finalmente é detectado, já estará comprometida. Porém, há alguns sinais que você pode procurar, e que indicam que seu imóvel está sendo infestado. São eles:

  1. Asas descartadas. Pode parecer estranho, mas um dos primeiros indicadores de uma possível infestação são pequenas asas descartadas. Os cupins voadores que são enviados para fundar novas colônias, quando encontram um bom lugar, descartam suas asas. Caso encontre essas asas de insetos, pode ser que haja uma nova colônia de cupins por perto.
  2. Túneis de lama. Como dito acima, cupins da terra constroem túneis de lama que chegam até as fundações ou estrutura da casa. Esses túneis possuem alguns milímetros de diâmetro, e dependendo do tipo de construção, localizar a colônia pode fácil ou difícil.
  3. Barulhos à noite. Cupins fazem barulho à medida que se alimentam da madeira. São sons muito baixos, mas audíveis à noite. Os sons se assemelham a pequenos estouros ou crepitações. Se você escutar esses barulhos à noite, pode ser que cupins estejam devorando sua casa.
  4. Madeira danificada. Caso encontre qualquer madeira pela casa, que tenha sido danificada, é provável que os cupins sejam os culpados. Nesse estágio, a infestação estará em uma fase avançada. Aja rápido.


Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?