Como pegar a rainha cupim?


Como encontrar a cupim rainha?





Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes.

No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugestão de que você deva tentar fazer controle de pragas por conta própria, pois essas tentativas quase sempre dão errado. Sério, não tente isso em casa, por favor.

Tendo esclarecido isso, vamos explicar como podemos encontrar a rainha:





  1. Vista alguma roupa resistente. Cubra o máximo de pele que puder, pois ao procurar pela rainha, você será atacado por milhares de cupins soldados que irão tentar impedi-lo, isso significa que você será picado, e muito. Esses soldados levam seu trabalho a sério e não têm outro propósito na vida a não ser morrer pela colônia, portanto eles darão o máximo de si.
  2. Encontre o ninho dos cupins. A melhor maneira de fazer isso é procurar pelos cupins operários, ou seus túneis; isso irá ajudar a rastreá-los. Geralmente, os operários constroem túneis de lama com milímetros de circunferência, e esses túneis levam da fonte de comida até o ninho. Perceba que essa tarefa de encontrar o ninho dos cupins pode tomar muito tempo, e não é uma tarefa fácil.
  3. Caso você encontre o ninho dentro da construção (casa, apartamento, etc.), talvez seja prudente recuar agora, já que tentar encontrar a rainha poderá resultar em muitos danos feitos ao imóvel. Mas, caso seja o seu imóvel e você tem certeza de que não irá causar danos, prossiga.
  4. Na maioria dos casos o ninho estará no solo, e você irá precisar cavar. O ninho também pode estar dentro de um toco de árvore, nesse caso um machado é a ferramenta mais adequada. Você precisará ser rápido: ao perceber que estão sendo atacados, os cupins podem se movimentar para deslocar sua rainha, levando-a para um local seguro.
  5. Vá para o coração do ninho, a rainha geralmente se encontra no centro. Você deve procurar por um cupim gigante. Sério, a rainha é de dez a vinte vezes maior do que os outros cupins, e terá um grande abdômen. Como no xadrez, o objetivo aqui é eliminar a rainha. Xeque mate!




Fontes:
http://hypescience.com/rainha-cupim-clona-si-mesma/
http://www.ninha.bio.br/biologia/cupins.html


Categories: , , , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?