Como os cupins destroem sua casa, para construir a deles





Você sabe que os cupins destroem sua casa, mas pode não saber o que acontece depois disso. Curiosamente, o uso da palavra “comer” não é inteiramente correta, embora eles comam madeira, eles também a usam para outros propósitos além de comida. Na verdade os cupins comem sua casa para construir a deles. Sim, de fato os cupins transformam a madeira que comem em um material de construção para suas próprias casas.

O cupim da terra é a espécie mais destrutiva do Brasil, e embora individualmente não sejam piores do que as outras espécies, são seus grandes números que são o problema. Eles vivem em colônias subterrâneas que chegam aos milhões. Essas colônias podem se estender por metros.

Cupins são bastante exigentes em relação às condições do ambiente, eles precisam de um ambiente úmido e quente para viver e trabalhar. Os cupins subterrâneos constroem grandes redes de túneis que possibilitam seu movimento da colônia até diferentes fontes de alimento (ou seja, sua casa), sem que se desidratem ou se exponham ao frio.




Esses túneis e todas as paredes da colônia dos cupins são construídos a partir do material que eles extraem de sua casa. Eles o mastigam, digerem, e o excretam. E então usam essas fezes para cobrir as paredes da colônia e misturam com madeira mastigada e terra para criar um material esponjoso parecido com papelão, que é usado para preencher os espaços vazios de seus ninhos.  Isso significa que o cupim está basicamente comendo sua casa para fazer a casa dele.

Obviamente isso não é tudo o que eles fazem com a madeira da sua casa. A maior parte da madeira que os cupins comem é usada como comida. Contudo, já que os operários são a única casta que coleta comida, o resto dos cupins obviamente depende dos operários para se alimentar. E como os outros cupins conseguem comida dos operários? A resposta não é muito agradável. A mesma coisa que eles usam nas paredes de seus ninhos, suas próprias fezes, é isso o que os soldados e a realeza comem. Eles vivem na colônia e aguardam os operários voltarem cheios de madeira e então eles têm que comer as fezes.

O resultado final da destruição da sua casa é que os cupins retornam para suas colônias e usam suas fezes para construir e alimentar outros membros da colônia.


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?