4 maneiras de identificar a gravidade do seu problema com cupins



Quão grave é o seu problema com cupins?

 



Independente dos números, o cupim é sempre um problema. Um único cupim já é indesejável. Porém, como tudo na vida, a gravidade do problema pode variar, e o seu problema com cupins pode ser desde uma pequena “chateação” até “perigo extremo”, ou até mesmo “catástrofe de proporções apocalípticas”! Então, como você pode medir a gravidade do seu problema com cupins?

Qualquer quantidade de cupins em seu imóvel é um problema, mas obviamente as infestações por cupins podem variar em tamanho e consequências. Embora algumas infestações por cupins possam ser consideradas moderadas, outras estão próximas do extremo. Dependendo de uma série de fatores, do tipo de cupim ao tipo de construção, do ambiente em volta à proximidade de predadores. Abaixo você encontrará quatro coisas que podem servir de métrica na hora de descobrir a gravidade da infestação.




Enxames

Procurar por enxames é uma das melhores maneiras de descobrir se sua casa está infestada por cupins ou não. As revoadas de cupins reprodutores irão aparecer na primavera e no verão. Esses são cupins de asas (alados) à procura de novas fontes de comida.  É mais comum vê-los ao entardecer em grandes números, e encontrar alguns mortos ou asas descartadas próximas a janelas e portas. Caso encontre essas revoadas ou evidências de uma, significa que seu problema com cupins acaba de começar, e se você agir rápido, poderá cortar o mal pela raiz.

Túneis

A próxima coisa a procurar são túneis que os cupins constroem a partir de seus ninhos. Esses túneis ajudam a proteger os cupins, pois eles requerem condições quentes e úmidas para viver. Os túneis geralmente irão sair do solo, ao longo de fundações, e avançando sobre a estrutura. Caso encontre esses túneis, então a infestação está bem avançada e você precisa agir rápido. Se os cupins criaram esses túneis, então eles já estão agindo a um bom tempo.

Escute-os

Cupins fazem sons que podem ser ouvidos se não houver muito barulho na área. Isso significa que é mais comum ouvi-los à noite. O som é como um pequeno estouro ou estalo. Se você puder ouvir os cupins, então a infestação em sua casa está em um nível perigoso, pois só é possível ouvir os cupins se houver uma grande quantidade deles. O nível de ameaça é alto, pois há um grande número de cupins na área. Quanto mais alto o barulho, maior a ameaça.

Madeira oca

Ouvir cupins já é preocupante, mais ainda é encontrar madeira oca pela casa. Por natureza, o cupim começa a comer a madeira de dentro pra fora. Em outras palavras, quando o dano feito à madeira estiver visível, a infestação já está ocorrendo há muito tempo e o dano provavelmente será extensivo. Caso encontre madeira oca pela casa, você precisa agir rápido, pois não lhe resta muito mais tempo.

+++



Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?