Pular para o conteúdo principal

Melhores venenos contra cupins


Melhores cupinicidas?





A escolha do melhor tratamento contra cupins (ou térmitas, como são chamados em Portugal) é uma questão difícil, já que depende da sua preferência pessoal e nível de infestação de seu imóvel. Para qualquer morador e proprietário, cupins são um problema digno de filme de terror. Contudo, sua prevenção e tratamento são mais fáceis do que podemos pensar. Para se livrar dessas pragas, você deve tomar alguns passos no sentido de reduzir suas chances de uma infestação por cupins.



Cuidados ao adquirir ou alugar um novo imóvel


Ao pesquisar por uma nova casa, pequenos buracos em madeiras, portas “enrugadas”, e outros sinais, podem indicar que o lugar está infestado por cupins. No caso de qualquer desconfiança, contate um profissional para uma possível inspeção. Profissionais qualificados sabem exatamente por quais sinais procurar e quais cupinicidas usar caso a presença de cupins seja confirmada.

Ataque a infestação por cupins com essas opções de tratamento


Uma variedade de cupinicidas químicos está disponível caso seja necessário repelir e matar cupins antes que se tornem uma ameaça à estrutura de seu imóvel.

Abaixo segue uma lista de cupinicidas mais conhecidos no mercado:

  • Jimo Cupim – deve ser aplicado na madeira antes da pintura ou envernizamento.
  • Pikapau – ideal para dedetização de grandes ambientes. Deve ser diluído antes de ser aplicado.
  • K-Othrine – pelo laboratório Bayer. Pode ser diluído em água, mas é mais eficaz se diluído em querosene.
  • Cupinol
  • Pentox – possui hidrorepelentes, o que evita que a madeira enpene ao ser borrifada ou imersa no cupinicida.
  • Dipil – Pode ser usado também como barreira química.



Fortaleça seu lar contra infestação de cupins


Há várias maneiras de proteger seu lar contra invasão de cupins, e já falamos sobre várias delas aqui no blog. Utilize o máximo de proteção que puder. Por exemplo, evite colocar madeira próximo às paredes externas da casa (incluindo treliças de jardim), mantenha folhas mortas, serragem, lascas de madeira, tocos, lenha, longe das paredes. Mantenha telhado e calhas livres e sem goteiras, já que a umidade, principalmente madeira úmida, é o maior atrativo para os cupins.

Essas medidas são baseadas no senso comum e simples de executar, e portanto é importante aplicá-las ao longo do ano.

Caso esteja tendo dificuldades para se livrar dos cupins em sua casa, o mais indicado é contatar uma empresa ou profissional de dedetização. Informação é a maior arma que você pode usar contra os cupins!

Saiba mais:

Fontes:

Comentários

  1. Dizem existir um cupom ida a base de ormonio que esteriliza a rainha é real?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sanblog! Nos anos 80 foram feitos testes com o hormônio metopreno que pode causar esse efeito na rainha. Hoje em dia esse hormônio é usado principalmente em remédios juntamente com o fipronil para matar pulgas em cães.
    Até onde sei, não há hoje algum produto regulado pelas agências governamentais que utilize esse hormônio, e que seja para matar cupins, e provavelmente se houvesse uso regulado desse hormônio, já teríamos ouvido falar. Pesquisamos sobre isso nos Estados Unidos e por lá também não ouvimos falar. Mas sempre há profissionais que usam métodos não-regulados, e pode ser que alguns estejam usando, e talvez por isso você tenha ouvido falar. Se soubermos de mais novidades sobre esse método, postaremos no blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...

Como pegar a rainha cupim?

Como encontrar a cupim rainha? Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes. No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugest...