Pular para o conteúdo principal

Ácido Bórico Contra Cupins





A presença de formigas em uma casa é um verdadeiro incômodo, mas não é muito difícil se livrar delas. Cupins, por outro lado, são um perigo em potencial para a integridade da estrutura de seu imóvel. Há vários tratamentos químicos disponíveis para se livrar dessas pestes daninhas. Dependendo da extensão dos danos e do tamanho da colônia de cupins, apenas uma empresa de dedetização poderá apresentar uma solução definitiva para o seu caso.

Porém, você pode tentar alguns métodos caseiros e/ou naturais, e já falamos aqui sobre várias opções. Hoje apresentamos mais uma opção, o uso de ácido bórico.

O que é ácido bórico?


O tratamento contra cupins com ácido bórico é uma solução mais natural para o seu problema. Esse ácido é encontrado na natureza em rochas, no solo, plantas e até animais. Como seu nome indica, é derivado do borato, sobre o qual já falamos aqui também.

Ácido bórico é melhor utilizado como controle de pragas, e pode ser utilizado contra insetos, ácaros, algas, e até infestações de ervas daninhas. O tratamento contra cupins utilizando ácido bórico pode ser na forma de spray, pó solúvel, e outros. Utilizado como pesticida, é seguro para se usar em imóveis domiciliares, hospitais e imóveis comerciais. É até mesmo utilizado em sistemas de esgoto e em plantações. Seu impacto no ambiente e toxicidade são relativamente baixos.

Como funciona o ácido bórico contra cupins?




O ácido bórico mata os insetos ao ser digerido por eles. Esse pesticida interrompe as funções digestivas e sistema nervoso dos insetos. Suas propriedades abrasivas também irão causar danos externos aos insetos.

Ácido bórico é perigoso?


Embora o ácido bórico na forma de bórax possa irritar os olhos em caso de contato, o ácido bórico possui uma toxicidade muito baixa caso ingerido em pequenas doses ou em contato com a pele. Doses elevadas podem ser fatais. É recomendado que a ingestão e o contato com os olhos seja sempre evitado.

Tomadas essas precauções, sua saúde em geral não estará em perigo caso você utilize o ácido bórico como tratamento contra os cupins.

Como utilizar o ácido bórico contra os cupins


Você pode simplesmente aplicar o ácido bórico nas trilhas dos cupins. Os cupins operários levarão o ácido bórico para a colônia. Eventualmente o ácido bórico chega até a rainha, eliminando a colônia.

Outra alternativa é o preparo de iscas: misture em partes iguais açúcar e ácido bórico e coloque em recipientes (tampas de marmita, tampinhas de garrafa, de potes, etc.) em áreas visitadas pelos cupins. Faça isso durante três ou quatro semanas. Essa mistura também atrai e elimina formigas e baratas. Mas atenção, mantenha longe de crianças e animais!

Leia Mais:

Comentários

  1. vou fazer,aqui meu telhado ta infestado

    ResponderExcluir
  2. onde encontrar, farmácias não estão mais comercializando o produto?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Realmente, a venda foi proibida em farmácias, pois infelizmente, usam o ácido no refino da cocaína. Aguarde, em breve teremos artigo completo no blog sobre como comprar ácido bórico, e sobre a proibição. Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. pode ser comprado no mercado livre sacos de 1 kilo 10 reais?

    ResponderExcluir
  5. Pode sim, comprar no Mercado Livre!

    ResponderExcluir
  6. o acido bórico para combater os cupins pode ser diluidos em qgua e puverizar?

    ResponderExcluir
  7. Sim. Você pode encontrar uma receita de spray de ácido bórico no link (copie e cole na barra de endereço do navegador): http://comoacabarcomoscupins.blogspot.com.br/2016/04/borato-para-matar-cupins.html

    ResponderExcluir
  8. Lembre-se de tomar todos os cuidados recomendados ao usar o ácido bórico!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, por favor, é verdade que a madeira CEDRO, é imune a cupim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...