Pular para o conteúdo principal

Madeiras Resistentes ao Cupim



Quais São as Madeiras Mais Resistentes ao Cupim?


Já falamos aqui sobre como o melhor método de combate ao cupim é a prevenção. Tais medidas de prevenção podem ser tomadas inclusive na fase de construção da sua casa, ao escolher certos tipos de madeira que são naturalmente resistentes ao cupim.

Quais são as madeiras resistentes ao ataque dos cupins?


Via de regra, quanto mais dura e resistente é a madeira, menos ela será atraente para os cupins. Eles gostam de madeiras “moles”. Cupins se alimentam da celulose contida na madeira, e quanto mais dura for a madeira, mais difícil será para esse inseto se alimentar. Além disso, algumas madeiras macias utilizadas em construção civil, como pinus e eucalipto, geralmente já vêm com tratamento anti-cupim.

Abaixo listamos as madeiras mais resistentes aos cupins. Essas madeiras podem ser utilizadas na construção da casa, em móveis ou até mesmo pisos laminados:



  • Peroba-do-campo
  • Peroba-rosa
Perobas são a madeira mais resistente ao cupim.
A Peroba-rosa é indicada para todos os tipos de clima ou condições climáticas.
  • Ipê
Dificilmente é atacado pelo cupim. Inclui-se aí o ipê-roxo (pau-d’arco).
  • Aroeira
Recomenda para uso em locais úmidos.
  • Maçaranduba
Recomendada para locais secos e quentes.
  • Itaúba
Recomendada para locais secos e quentes.
  • Pau-ferro
  • Imbuia
  • Jacarandá
  • Copaíba
  • Braúna
  • Sucupira
  • Pinus
Conforme já dito, geralmente já vem com tratamento anticupim.
  • Eucalipto
Também, geralmente já vem com tratamento anticupim.
  • MDF
Por sua dureza e por ser um compensado, dificilmente é atacado pelo cupim. Em sua composição, leva resina sintética, que também inibe a ação do cupim.
  • MDP
Semelhante ao MDF, porém de maior qualidade e mais ecológico, feito principalmente de eucaliptos reflorestados.
  • A.S.C.A
Feita de MDF e MDP.

Conclusão

É importante lembrar que nenhuma madeira está 100% imune ao ataque dos cupins. Madeiras expostas em locais quentes, úmidos e de baixa altitude, sempre podem se tornar o ambiente perfeito para a proliferação dos cupins.
Mas escolher a madeira certa e dar-lhes a correta manutenção poderá diminuir ou praticamente eliminar as chances de ataque pelo cupim.

Caso alguma madeira em sua casa já tenha sido atacada pelos cupins, não troque a peça antes de resolver o problema da infestação. Recomenda-se entrar em contato com um profissional ou empresa de descupinização (dedetização) qualificados, ou tentar alguns dos vários métodos que ensinamos aqui no blog, para se livrar dos cupins. Veja alguns links úteis:





Comentários

  1. Posso usar resto de pinus tratado e cobrir com terra ou dá problema de contaminação do solo? ou cupim?

    ResponderExcluir
  2. opa, apagou a parte que seria para enterrar as sapatas de casa

    ResponderExcluir
  3. Olá, Malu!
    Não é recomendado que nenhum tipo de madeira tenha contato direto com o solo. No caso, o cupim da terra poderia ser atraído pelos restos de pinus. Consulte seu pedreiro ou responsável pela obra, por maneiras de impermeabilizar as sapatas (usando Vedacit, por exemplo), pois a madeira úmida é a preferida dos cupins. Algumas empresas de controle de pragas também oferecem o tratamento preventivo dos alicerces e fundações. Falamos sobre isso no blog.
    Obrigado pela visita e espero ter ajudado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...