Reparando danos em árvores causados pelo cupim


Reparo de árvores danificadas por cupins






Com frequência se pode encontrar no jardim ou na calçada alguma árvore atacada pelos cupins. Em muitos casos, cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) atacam árvores mortas ou partes apodrecidas da árvore. Mas os cupins também atacam árvores vivas e saudáveis.

Cupins em árvores podem causar verdadeiros riscos. Eles comem a madeira a partir do interior da árvore, e podem com isso tornar uma árvore tão instável a ponto dela não suportar o próprio peso. Caso isso aconteça, a árvore pode cair e provocar danos ou ferimentos. Pode haver também sérias consequências legais caso a árvore provoque prejuízos a um vizinho ou mesmo ponha em risco a vida de alguém ao cair.

É recomendado que proprietários e moradores inspecionem árvores em sua propriedade de tempos em tempos. Cupins subterrâneos geralmente fazem tubos de lama a partir do chão, que dão voltas ou adentram o casco da árvore. Às vezes esses tubos podem passar despercebidos.



O cupim subterrâneo também pode ser encontrado no solo próximo à base de uma árvore infestada. Pode-se escavar em volta das raízes e encontrar a infestação de cupins.

Há vários métodos para tratar árvores infestadas por cupins. O próprio morador ou proprietário pode fazer esses tratamentos, mas na maioria dos casos será necessária a intervenção de um profissional ou empresa dedetizadora. Em muitos municípios, é proibido por lei remover ou cortar árvores nas calçadas, e apenas a prefeitura ou um profissional licenciado poderá fazer isso. Consulte a prefeitura de sua cidade para saber como proceder.

É fortemente recomendado que se contate uma empresa descupinizadora caso você tenha várias árvores sendo atacadas pelo cupim, principalmente em calçadas e condomínios, e árvores de grande porte. Pois nesses casos muitas vezes somente o profissional saberá dizer o quanto a árvore está comprometida e o tratamento adequado. Além disso, dependendo dos produtos a serem usados, apenas empresas de descupinização possuem a devida licença para sua aplicação. Aplicações erradas dos produtos pode levar a intoxicação dos moradores e à morte da árvore, além da contaminação do ambiente (água, ar e solo).

Essas empresas também contam com biólogos capacitados em seus quadros, que saberão quais os métodos para tratar as árvores ou mesmo se podem ser salvas ou não.

E as empresas de descupinização mais atualizadas utilizam os métodos mais modernos e eficazes para lidar com infestação de cupins em árvores urbanas. Um desses métodos é a ecobait.

Métodos de Reparo de Árvores Atacadas por Cupim


Alguns cupinicidas podem ser aplicados no solo em volta da árvore. Alguns desses produtos servem como barreiras contra o cupim. Outros produtos são absorvidos pelas raízes. Esses produtos matam os cupins dentro da árvore.

Algumas árvores podem ser tratadas ao se perfurar buracos nos túneis dos cupins. O cupinicida é injetado nas galerias para matar os cupins. Muitos desses cupinicidas assumem a forma de espuma, que se espalha pelas galerias ocas através das partes danificadas da árvore.

Não se deve utilizar alguns métodos, como colocar cimento nas galerias e rachaduras causados pelo cupim, pois isso pode danificar ainda mais a árvore, ou até mesmo matá-la.

Árvores danificadas podem ser tratadas com faixas especiais, que agem como casco artificial. Elas mantêm insetos e fungos afastados da árvore para que ela possa se regenerar. Árvores que tenham sido danificadas podem ser podadas para remover as partes afetadas. Cabos podem ser usados para reforçar árvores que estejam caindo. Em alguns casos, porém, os danos causados pelo cupim são tão severos que a árvore deve ser removida, antes que cause algum dano ou prejuízo.

Fontes:



Categories: , , , , , | 1 comment

One Comment

  1. Atividades de tratamento em ÁRVORES e em MADEIRAS, são de competência profissional, NOS TERMOS DA LEI, apenas do ENGENHEIRO FLORESTAL, não do Biólogo!!!!

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?