Cupins fazem barulho?


Cupins podem ouvir e ser ouvidos?



Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível.



Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao bater na madeira oca pela ação dos cupins. Ao bater na madeira, os cupins ficarão perturbados e se sentirão ameaçados. Isso faz com que eles corram através de seus túneis, e ao fazer isso, eles fazem um som de chocalho mais alto, que os humanos podem perceber mais facilmente.

Sempre que você ouvir um som oco, significa que a madeira está infestada por cupins.

Já quanto aos cupins, eles não são capazes de ouvir sons. Eles apenas reagem a vibrações à sua volta. Eles não reagem ou se assustam com sons nas proximidades – por exemplo, uma pessoa se aproximando. Mas ao batermos ou tocarmos na madeira infestada, enviamos vibrações que irão alertar os cupins. Quando os cupins batem suas cabeças contra as paredes de seus túneis, eles estão na verdade se comunicando. Embora não ouçam o som chacoalhado que produzem, esse chacoalhar produz vibrações que servem como uma forma de comunicação entre os cupins.

Fontes:



Categories: , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?