Cupim no Cimento?



Cupim no cimento?





Na natureza, cupins são benéficos. Eles reciclam árvores caídas e outras madeiras mortas. Contudo, na ausência de árvores caídas, eles se voltam para as casas humanas.

Cupins (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) são sensíveis à desidratação, portanto eles evitam a luz o máximo possível. Quando cupins subterrâneos precisam se deslocar por distâncias maiores, eles se protegem em seus túneis (feitos de lama e fezes) e geralmente encontram rachaduras que podem utilizar como acesso a uma casa. Isso permite que eles se desloquem pela casa sem serem expostos.

Essas rachaduras são geralmente encontradas no cimento ou argamassa utilizados na construção das casas. Quando o cimento seca, ele pode encolher ao longo do tempo, e ao encolher, são criadas pequenas rachaduras.

Algumas pessoas podem ter a impressão que cupins podem escavar através do cimento ou argamassa, mas na verdade eles apenas se movimentam através dessas pequenas rachaduras, quando as encontram. Eles não são capazes de morder, comer ou movimentar o cimento. Eles utilizam as rachaduras como um caminho para se movimentar a partir de seu ninho.

Com a movimentação dos cupins através daquela rachadura, ela pode ir aumentando de tamanho ao longo do tempo. Isso permite que mais cupins passem por ali. Com o passar do tempo, os cupins aumentam a rachadura o bastante para permitir a passagem de vários cupins ao mesmo tempo.

Combater os cupins encontrados no cimento pode ser desafiador. Eles podem permanecer escondidos nas pequenas rachaduras e viajar por longas distâncias. O cimento permite que os cupins ataquem madeira que esteja a longas distâncias de seus ninhos. E o cimento pode servir como um escudo que protege os cupins da aplicação de cupinicidas líquidos.

Caso você tenha encontrado cupins no cimento de sua casa, é geralmente recomendado que você contate uma empresa ou profissional de dedetização (descupinização), para que avaliem a melhor maneira de lidar com o seu caso de infestação.

Veja ainda outros links que podem ser úteis:


Categories: , , , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?