Pular para o conteúdo principal

Como acabar com os cupins em móveis

Métodos para acabar com os cupins em móveis de madeira



Quando há uma grande infestação de cupins (ou térmitas, como são chamados em Portugal) em casa ou até mesmo na sua empresa, é altamente recomendado que você contate uma dedetizadora que faça uma descupinização profissional. Hoje em dia as melhores dedetizadoras trabalham com produtos de baixa toxicidade, e muitas oferecem até mesmo técnicas naturais de controle dessa praga.

Mas quando você detectar infestações pequenas, ou até mesmo grandes infestações, mas em pequenos móveis, você pode tentar alguns métodos naturais por conta própria.



Armadilha de papelão

A armadilha de papelão, ou isca de papelão, é um método simples, mas engenhoso, para "capturar" cupins.

A armadilha funciona porque na verdade o cupim se alimenta de celulose (encontrada na madeira e também no papelão).

Pegue três ou quatro pedaços de papelão e umedeça-os com água (não muito, ou o papelão irá se desfazer).

Pegue os pedaços, junte-os e coloque-os próximo ao móvel (se o chão for de madeira, não coloque diretamente sobre o chão).

Os cupins serão atraídos para o papelão.

Deixe o papelão no lugar por dois ou três dias. Depois disso, pegue o papelão e queime-o junto com os cupins que foram atraídos.


Luz do sol

O cupim prefere lugares escuros, e tem pouca resistência ao calor.

Aproveite um dia de muito sol, sem sinal de chuva e utilize esse método natural de eliminar cupins.

Coloque o móvel sob o sol, e, durante o dia, vá girando o móvel para que ele receba luz e calor por igual.

Caso não seja época de chuvas e haja promessa de sol por alguns dias seguidos, deixe o móvel lá por mais de um dia. Também nesse caso  utilize as iscas de papelão, para maximizar o resultado.


Congelamento


Não está fazendo sol, e a peça de móvel atingida é pequena? Então acabe com os cupins congelando-os!

Para isso, a peça deve caber no freezer ou congelador. Ou então use esse método com peças menores do móvel, que possam ser removidas. Gavetas, por exemplo.

Mas atenção, há a maneira correta de usar esse método. A peça deve ser colocada em sacos plásticos que possam ser vedados, como aqueles utilizados para alimentos.

Deixe a peça no freezer ou congelador por mais ou menos duas semanas. Ao retirar, deixe vedada dentro do saco por mais dois dias, para que a peça não desenvolva umidade ao voltar à temperatura ambiente.


Óleo de laranja


Além desses métodos, leia também sobre o óleo de laranja, natural e eficaz no combate aos cupins.



Comentários

  1. Estou com problema de cupim nas portas internas do meu apartamento, não vou trocar os forramentos porque aparentemente não foram atacados, o que devo passar neles e nas novas portas, para evitar novos ataques?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você pode utilizar borato, solução de sal, e vários outros métodos. Faça uma pesquisa em nosso blog, ou procure pelos links no lado direito (ou abaixo, caso esteja no celular), com certeza encontrará um método mais adequado para sua situação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar! Produtos químicos pesados muitas vezes são desnecessários. Existem hoje em dia dedetizadoras que usam técnicas verdes de descupinização.

    ResponderExcluir
  4. Alguém conhece uma empresa que tem câmara frigorica para eliminar cupim de móveis e que fique em Porto Alegre ou arredores?

    ResponderExcluir
  5. Meu piano todo ano aparese cupim não sei mais o que fazer já gastei vários fracos de remédio pra cupim mais volta e por dentro.aparese branquinhos eu bota muito jimo cupim mais aparese todo ano obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba