Como matar o "cupim da terra"
O cupim subterrâneo -também conhecido como cupim da terra ou cupim de solo- é uma das criaturas mais destrutivas do Brasil e muitos outros países. Eles causam prejuízos não somente em casa, mas em empresas e indústrias.
Como resultado dos efeitos nocivos provocados pelos cupins, surgem vários estudos e investigações que tentam estabelecer como esse tipo de cupim pode ser controlado.
O cupim subterrâneo é mais difícil de combater do que o cupim de madeira seca. Leia aqui a diferença entre os dois cupins.
Os estudos resultaram em várias opções de matar o cupim subterrâneo.
As opções de tratamento para esse tipo de cupim não são estáticas. Estão em constante mudança. Talvez devido ao fato de que os cupins se tornam resistentes a alguns tratamentos ao longo do tempo.
Isso pode levar a uma situação em que, se você tem problemas com o cupim subterrâneo, pode ser necessário contratar até quatro diferentes empresas de controle de pragas.
De acordo com autoridades no assunto, por exemplo, a Embrapa, as seguintes opções de tratamento se mostraram confiáveis em eliminar os cupins.
1) Uso de cupinicidas
Há várias aplicações líquidas que podem ser usadas para matar os cupins.
Basicamente, os cupinicidas são aplicados em áreas infestadas ou em áreas mais prováveis de ser invadidas pelo cupim subterrâneo.
Essas aplicações líquidas são ideais para ser aplicadas em paredes de fundação já habitadas pelos cupins.
Como os cupinicidas funcionam?
As aplicações líquidas funcionam com base em um princípio simples. Elas fornecem uma cobertura química para o solo. Essa medida não apenas mata os cupins por desidratação, mas também evita que eles migrem para outras áreas.
Tipos de cupinicidas
Há vários tipos de cupinicidas que podem ser obtidos no mercado, de venda livre. Outros estão disponíveis apenas para empresas de descupinização, devidamente licenciadas.
Alguns cupinicidas não-repelentes podem ser encontrado em lojas.
Cupinicida não-repelente
Embora sejam poucos os cupinicidas desse tipo que podem ser encontrados em lojas, a verdade é que cupinicidas não-repelentes são os cupinicidas mais confiáveis.
Eles não são repelentes, o que significa que os cupins não podem facilmente detectar sua presença no solo. Nesse caso, os cupins entrarão em contato com o cupinicida enquanto procuram por comida. Qualquer contato entre o cupim e as substâncias químicas irá matar o cupim.
Alguns tipos de cupinicidas não-repelentes que podem ser encontrados no mercado:
- Premise
Este químico contém ingredientes ativos como imidocloprid. Exposição a esse ingrediente irá afetar o funcionamento normal do cupim, levando-o à morte.
- Termidor
Contém um ingrediente ativo chamado fibronil. Fibronil é transferido de um cupim para o outro, e isso é ideal para a eliminação massiva de cupins.
- Cupinicidas com clorfenapir
Cupinicidas com esse ingrediente ativo sujeitam o cupim a um estado inativo. Eventualmente eles simplesmente morrem no mesmo lugar.
Esteja ciente de que a manipulação de cupinicidas sempre pode apresentar riscos de intoxicação às pessoas e outros animais. É preciso também tomar cuidado para não contaminar o lençol freático ao aplicar cupinicidas no solo.
Se possível, sempre recorra a um profissional.
Cupinicidas repelentes
Fáceis de encontrar no mercado. Sendo repelentes, esses cupinicidas afastam os cupins. Sua principal desvantagem é que eles podem ser detectados pelos cupins, e eles podem simplesmente evitá-lo.
2) Uso de iscas ou armadilhas de cupins
Já falamos sobre iscas de cupins aqui. Há várias iscas comerciais que podem ser encontradas em lojas.
Normalmente, as iscas são usadas para reduzir ou erradicar colônias de cupins encontradas no solo.
Algumas dessas iscas são extremamente tóxicas para os cupins e podem matá-los instantaneamente.
Formas de iscas que podem ser utilizadas para matar cupins:
- Sistemas sentricon
Envolve o uso de tóxicos para matar os cupins em seus ninhos. Essa opção é mais demorada, mas com o tempo, será capaz de matar todos os cupins em uma colônia.
- Armadilhas
Envolve o uso de tóxicos que atacam o estômago do cupim. A substância tóxica passa de cupim para cupim, levando -os à morte.
Conclusão
Há várias opções de matar o cupim subterrâneo. Como vimos, a eficácia dessas opções é variável.
Nesse caso, é importante estar informado para decidir o melhor curso de ação, e caso contate uma empresa especializada, já saber de antemão quais suas opções.
Fontes:
- http://www.sabiia.cnptia.embrapa.br/search?showQuery=f&sort=titleSort&search=subjectFacets:%22Cupim%22
- http://www.dowagro.com/br/sentricon/cupins/
Comentários
Postar um comentário
Dúvidas e Comentários?