Pular para o conteúdo principal

Como acabar com o cupim subterrâneo

Como matar o "cupim da terra"



O cupim subterrâneo -também conhecido como cupim da terra ou cupim de solo- é uma das criaturas mais destrutivas do Brasil e muitos outros países. Eles causam prejuízos não somente em casa, mas em empresas e indústrias.

Como resultado dos efeitos nocivos provocados pelos cupins, surgem vários estudos e investigações que tentam estabelecer como esse tipo de cupim pode ser controlado.

O cupim subterrâneo é mais difícil de combater do que o cupim de madeira seca. Leia aqui a diferença entre os dois cupins.

Os estudos resultaram em várias opções de matar o cupim subterrâneo.

As opções de tratamento para esse tipo de cupim não são estáticas. Estão em constante mudança. Talvez devido ao fato de que os cupins se tornam resistentes a alguns tratamentos ao longo do tempo.

Isso pode levar a uma situação em que, se você tem problemas com o cupim subterrâneo, pode ser necessário contratar até quatro diferentes empresas de controle de pragas.

De acordo com autoridades no assunto, por exemplo, a Embrapa, as seguintes opções de tratamento se mostraram confiáveis em eliminar os cupins.



1) Uso de cupinicidas


Há várias aplicações líquidas que podem ser usadas para matar os cupins.

Basicamente, os cupinicidas são aplicados em áreas infestadas ou em áreas mais prováveis de ser invadidas pelo cupim subterrâneo.

Essas aplicações líquidas são ideais para ser aplicadas em paredes de fundação já habitadas pelos cupins.

Como os cupinicidas funcionam?


As aplicações líquidas funcionam com base em um princípio simples. Elas fornecem uma cobertura química para o solo. Essa medida não apenas mata os cupins por desidratação, mas também evita que eles migrem para outras áreas.

Tipos de cupinicidas


Há vários tipos de cupinicidas que podem ser obtidos no mercado, de venda livre. Outros estão disponíveis apenas para empresas de descupinização, devidamente licenciadas.

Alguns cupinicidas não-repelentes podem ser encontrado em lojas.

Cupinicida não-repelente

 Embora sejam poucos os cupinicidas desse tipo que podem ser encontrados em lojas, a verdade é que cupinicidas não-repelentes são os cupinicidas mais confiáveis.

Eles não são repelentes, o que significa que os cupins não podem facilmente detectar sua presença no solo. Nesse caso, os cupins entrarão em contato com o cupinicida enquanto procuram por comida. Qualquer contato entre o cupim e as substâncias químicas irá matar o cupim.

Alguns tipos de cupinicidas não-repelentes que podem ser encontrados no mercado:

  • Premise
Este químico contém ingredientes ativos como imidocloprid. Exposição a esse ingrediente irá afetar o funcionamento normal do cupim, levando-o à morte.

  • Termidor
Contém um ingrediente ativo chamado fibronil. Fibronil é transferido de um cupim para o outro, e isso é ideal para a eliminação massiva de cupins.

  • Cupinicidas com clorfenapir
Cupinicidas com esse ingrediente ativo sujeitam o cupim a um estado inativo. Eventualmente eles simplesmente morrem no mesmo lugar.

Esteja ciente de que a manipulação de cupinicidas sempre pode apresentar riscos de intoxicação às pessoas e outros animais. É preciso também tomar cuidado para não contaminar o lençol freático ao aplicar cupinicidas no solo.

Se possível, sempre recorra a um profissional.

Cupinicidas repelentes

Fáceis de encontrar no mercado. Sendo repelentes, esses cupinicidas afastam os cupins. Sua principal desvantagem é que eles podem ser detectados pelos cupins, e eles podem simplesmente evitá-lo.

2) Uso de iscas ou armadilhas de cupins


Já falamos sobre iscas de cupins aqui. Há várias iscas comerciais que podem ser encontradas em lojas. 

Normalmente, as iscas são usadas para reduzir ou erradicar colônias de cupins encontradas no solo.

Algumas dessas iscas são extremamente tóxicas para os cupins e podem matá-los instantaneamente.

Formas de iscas que podem ser utilizadas para matar cupins:


  • Sistemas sentricon
Envolve o uso de tóxicos para matar os cupins em seus ninhos. Essa opção é mais demorada, mas com o tempo, será capaz de matar todos os cupins em uma colônia.

  • Armadilhas
Envolve o uso de tóxicos que atacam o estômago do cupim. A substância tóxica passa de cupim para cupim, levando -os à morte.

Conclusão


Há várias opções de matar o cupim subterrâneo. Como vimos, a eficácia dessas opções é variável.

Nesse caso, é importante estar informado para decidir o melhor curso de ação, e caso contate uma empresa especializada, já saber de antemão quais suas opções.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba