Pular para o conteúdo principal

4 erros a evitar no controle do cupim


Cupins são destruidores silenciosos. São capazes de destruir madeira sem serem percebidos, até ser tarde demais.

Eles podem condenar uma casa em poucos meses e inutilizar sua mobília.

O controle e a prevenção do cupim são mais importantes ainda nas épocas do verão e primavera.

Abaixo listamos os 4 erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar combater os cupins:



1) Escolher uma empresa com um único telefonema


Às vezes as pessoas que estão sofrendo uma grave invasão de cupins, na pressa, acabam escolhendo alguma empresa de descupinização baseado em um único telefonema.

Contate pelo menos de 3 a 4 empresas e pergunte o orçamento e os serviços que oferecem, antes de tomar sua decisão final.

Frequentemente as empresas oferecem diferentes pacotes de serviços, com diferentes preços.

Para decidir que tipo de serviço você precisa, você precisa saber a gravidade da infestação.

A maioria das empresas de dedetização/descupinização oferecem uma inspeção gratuita para saber o serviço mais adequado.

2) Escolher uma empresa pelo preço baixo


É uma tendência natural das pessoas serem atraídas por preço baixo, que caiba no bolso, mas também prometa a solução dos problemas com cupins.

Mas isso não é verdade para todas as situações.

Às vezes o preço baixo é utilizado como uma "isca" por empresas inexperientes e ineficientes, para atrair clientes desesperados.

Há muitas empresas que oferecem preços baixos que prometem controle de cupins, mas entregam um serviço mal feito e técnicos que nunca aparecem na hora (ou dia) marcados.

Outras tentam atrair clientes com preços baixos, mas quando o cliente entra em contato, descobre que aquele preço é referente ao "serviço básico". O serviço completo, que muitas vezes é necessário, acaba custando muito mais do que o orçamento inicial. Tais empresas agem de má-fé com seus clientes.

3) Escolher empresas sem profissionais qualificados ou sem licença


Controle de cupins (e outras pragas urbanas) pode parecer uma atividade fácil, mas não é.

É uma atividade que requer o uso controlado de inseticidas e pesticidas, ao mesmo tempo que requer contínua atualização de tecnologia de controle de cupins pela empresa. As empresas devem apresentar licenças estaduais e municipais para seu funcionamento, e devem ter um responsável técnico licenciado, que será responsável pelos aplicadores.

Fazer essas verificações antes de contratar uma empresa irá garantir que você esteja recebendo um serviço à altura do que está pagando.

4) Escolher uma empresa que não oferece garantia


Uma empresa de dedetização é totalmente responsável pelo trabalho que faz e deve oferecer garantias. Muitas não oferecem refundos ou oferecem garantia por tempo muito limitado. Isso poderia colocar o cliente em uma situação em que ele teria que contratar o  mesmo serviço em um curto intervalo de tempo.

Analise os preços e as condições da empresa com cuidado antes de tomar uma decisão.


Comentários

  1. Me disseram que cupim não estraga Madeira de lei ou tratada. E quem as estraga são as chamadas "Brocas". Qual a diferença? E se está correto essas duas espécies destruidores de madeira. Obg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u