Pular para o conteúdo principal

Identificando o cupim voador





Como você já deve saber, cupins (ou térmitas, como são chamados em Portugal) podem causar muitos danos à sua casa, e devemos lidar com essa ameaça da melhor maneira possível. Mas ao invés de termos de lidar com uma infestação de cupins, podemos preveni-la assim que avistarmos cupins voadores pela primeira vez em nosso lar. Tudo o que temos que fazer é identificarmos esse inseto voador, e nos certificarmos de que realmente se trata de um cupim. Lembrando que o cupim voador é um reprodutor que está à procura de um lugar ideal para começar uma nova colônia.

Tente primeiro pegar o cupim voador




É uma boa ideia capturar um cupim voador ou um inseto que você tenha dúvidas se pode ser um cupim voador ou não, e colocá-lo em um pote de vidro ou outro recipiente qualquer. Geralmente os cupins voadores se reúnem em torno de uma fonte de luz (lâmpadas, etc.).

Examine a forma


Geralmente o cupim voador tem uma cintura larga e um corpo macio. Mesmo que você possa às vezes confundi-lo com uma formiga alada, note que o corpo do cupim não é como uma armadura, como no caso da formiga. Por isso, o corpo deles é mais frágil do que o de outros insetos.

Antenas


A antena de uma formiga é em ângulo (curvada), e a dos cupins é reta. Essa é maneira mais fácil de diferenciar um cupim de uma formiga.

Aparência


Cupins voadores possuem seis pernas curtas. Se o inseto que você está verificando tem mais de seis pernas, então não se trata de um cupim.

Tamanho das asas


Algo importante a se notar é que os cupins alados possuem 4 asas que são iguais em tamanho e têm o dobro do tamanho do corpo. O cupim voador tende a descartar suas asas, mas mesmo assim ainda é possível ver os tocos de asas em seu corpo.

Como você pode ver, não é tão difícil identificar um cupim voador, basta fazer uma rápida, porém cuidadosa verificação do cupim. Não deixe esses cupins de asas andarem livres por sua casa. São eles que dão início a novas colônias e você deve fazer de tudo para eliminá-los, seja contatando uma empresa de desinsetização (dedetização ou descupinização), ou usando algum dos métodos que já falamos aqui no blog:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Óleo Para Matar Cupim – Receita

Óleo Queimado para Matar Cupim? A sabedoria popular sempre é uma fonte de informações no combate a qualquer praga urbana, e o combate ao cupim (ou térmitas, como são conhecidos em Portugal) não é exceção. Você já deve ter ouvido falar ou recebeu a sugestão de utilizar óleo queimado (óleo de motor), óleo diesel e querosene para combater infestação por cupim. É um método conhecido e caseiro, mas é eficiente? O óleo queimado (pode ser óleo de motor de carro ou obtido de processos industriais) é eficaz, pois é tóxico para o cupim. Na verdade, é na queima do óleo que são produzidas as substâncias que irão repelir o cupim. Um método popular de utilização de óleo queimado na eliminação do cupim é jogar ou passar o óleo sobre a madeira. Ao contrário do verniz ou tinta, que só protegem a madeira superficialmente, o óleo queimado penetra mais profundamente na madeira. É um método eficiente, realmente repele o cupim, mas apenas as áreas em que o óleo penetrou estarão