Pular para o conteúdo principal

Fatos sobre o cupim da terra

Fatos sobre o cupim subterrâneo




Cupins subterrâneos (cupim da terra ou cupim do solo) pertencem à ordem dos insetos Isoptera e existem no mundo há milhões de anos. Há três formas diferentes de cupim subterrâneo. Esses são os reprodutores (cupins voadores ou alados), trabalhadores (operários) e soldados. Cada uma dessas formas, ou castas, possui diferentes características.

Cupins subterrâneos são assim chamados porque vivem sob o solo em colônias. Eles se deslocam de suas colônias até fontes de comida (casas, árvores, restos de madeira, etc.) para se alimentar, e retornam à suas colônias para alimentá-la também.

Eles vivem em colônias compostas de 1 a 10 milhões de indivíduos, podem consumir até 370 gramas de madeira por dia e sobrevivem em temperaturas acima de 20° C.

Fatos sobre revoadas de cupins subterrâneos




Cupins subterrâneos geralmente iniciam suas revoadas (dispersão e fundação de novas colônias) no início da estação chuvosa. É quando os cupins reprodutores alados (de asas) saem em grandes grupos, e podem ser confundidos com as formigas aladas.

Os cupins voadores (reprodutores) podem ou não ter asas. Após a revoada, eles se livram de suas asas, ao dobrá-las sobre suas cabeças. Isso faz com que o deslocamento pelo solo e a procura por um local para fundar um ninho seja mais fácil.

Cupins reprodutores também são chamados “alados”, e podem ser de cor marrom ou preta. As asas dos cupins subterrâneos são geralmente amarelas com pêlos bem finos.

Antes da primeira revoada, a colônia deve estar amadurecida, o que leva de 2 a 4 anos. Após a revoada, os machos e fêmeas formam pares e dão início ao processo de nidificação e acasalamento. Este processo irá se repetir durante anos, o que explica por que as colônias do cupim da terra são formadas por milhões de indivíduos.

Os operários são do mesmo tamanho dos alados, se não um pouco menores. Eles são de cor branca e não possuem asas. Embora lembrem soldados, suas cabeças são mais curtas e suas mandíbulas não são tão pronunciadas.

Soldados também não possuem asas e seus corpos também são brancos, assim como os operários. Contudo, suas cabeças variam em coloração, de amarelo pálido a marrom escuro, e possuem mandíbulas maiores do que as dos operários. Alguns soldados possuem cabeças em forma de pera com uma longa projeção frontal que captura inimigos ao exalar uma substância pegajosa.

Cupins subterrâneos precisam de umidade para sobreviver, já que se desidratam facilmente e morrem. É por isso que eles vivem primariamente sob o solo. Contudo, eles podem viver acima do solo se encontrarem uma fonte de umidade. Adicionalmente à umidade, os cupins do solo precisam de celulose para sobreviver. É por isso que se alimentam de madeira, papel e outros produtos contendo celulose.

Para se proteger enquanto se alimentam ou procuram por comida, cupins subterrâneos criam tubos de lama para se deslocar de um ponto a outro sem se expor aos elementos. Esses tubos são criados pelos cupins operários com uma combinação de saliva, terra, madeira e outros dejetos.

Onde encontrar cupins da terra


Devido ao fato que cupins subterrâneos precisam de umidade para viver, quando fora da terra, eles são comumente encontrados em árvores, plantas, lenha, pilhas de folhas e restos de madeira.

Em imóveis, eles podem ser encontrados em rachaduras no concreto, parede, forro, telhado, e outras áreas que lhes dão acesso ao imóvel. Qualquer madeira em contato direto com o solo também é um alvo preferido para os cupins subterrâneos. Contudo, eles podem ser encontrados em locais mais elevados onde a umidade esteja presente. Cupins subterrâneos irão construir seus túneis de lama tão longe quanto for necessário para chegar à fonte de comida. Já foram reportados túneis com 15 metros de extensão ou mais.

Há vários sinais indicadores de uma infestação pelos quais procurar, incluindo revoadas, asas descartadas, túneis de lama e madeira danificada. Uma inspeção cuidadosa, com a ajuda de uma lanterna, uma chave de fenda, e olhos atentos, é tudo o que você precisa ao procurar por cupins subterrâneos.

Há vários métodos de combate ao cupim subterrâneo, e já discorremos extensamente sobre eles aqui no blog:

Leia Também:
Diferenças entre o cupim subterrâneo e o cupim de madeira seca
Como acabar com o cupim subterrâneo
4 erros a evitar no controle do cupim
Como prevenir infestação por cupins?

Fontes:
http://www.pragas.com.br/pragas/cupim/cupins_sb_bio_comp.php 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u