Pular para o conteúdo principal

8 Métodos caseiros para eliminar cupins


8 Métodos caseiros para matar e se livrar dos cupins


 

Cupins (ou térmitas, como são chamados em Portugal) na sua casa ou empresa é um dos problemas mais comuns, encarado por quase todo mundo. Especialmente onde há muitos objetos de madeira como portas, prateleiras, escrivaninhas, janelas, mesas, e pisos laminados. Cupins são insetos que se alimentam de matéria vegetal morta, e os seres humanos utilizam esse material para fabricar inúmeros objetos e construir.

Quando os cupins entram em contato com esses objetos de madeira, eles se alimentam deles e após certo tempo, esses objetos infestados enfraquecem e se danificam permanentemente. Além disso, cupins podem danificar roupas e tecidos também.

Os cupins procuram temperaturas quentes constantemente. Imóveis com altos níveis de umidade estão mais suscetíveis de invasão pelo cupim. Em alguns casos, a localização geográfica da sua casa também pode influir na presença dessas pragas. Por mais que você possa manter sua casa limpa, sempre há uma chance de que os cupins possam invadir sua morada. Uma vez que sua casa já esteja infestada, o tratamento contra cupins exige esforço. Há vários métodos para se livrar do cupim. Veja 8 métodos caseiros para se livrar dos cupins:



  1. Óleo de laranja – é um extrato da casca da laranja que é solúvel em água. Destrói muitos insetos, incluindo o cupim. O uso desse método leva de 3 dias a 3 semanas, dependendo da severidade da situação.
  2. Ácido bórico – é um tipo de inseticida que danifica o sistema nervoso dos cupins e os mata com eficiência. Misture água e ácido bórico em pó e aplique na superfície da madeira usando um pincel ou brocha para se livrar desses insetos. Você também pode utilizar no jardim e cômodos da casa. Atenção, utilize mascar e luvas ao aplicar esse método. Leia mais sobre esse método aqui.
  3. Armadilhas de papelão – os cupins não se alimentam somente de madeira, mas também de papel e papelão, que contêm celulose. O papelão pode ser usado como armadilha no controle do cupim. Molhe o papelão e coloque próximo às áreas infestadas para atrair os cupins. Quando o papelão estiver cheio de cupins, pegue-o usando luvas ou outro objeto e queime. Se necessário, repita esse processo várias vezes.
  4. Óleo queimado - Misture meio litro (1/2) de óleo diesel queimado e 1 litro de querosene. Passe a mistura sobre a madeira com a ajuda de um pincel. Espere secar e dê duas a três demãos. Leia mais sobre esse método aqui.
  5. Gel de Aloe Vera – também conhecido como babosa. Os cupins morrem ao entrar em contato com o gel e então uns com os outros. Macere a planta e armazene em um recipiente com água. Sempre que necessário, pegue uma parte da planta macerada e 5 partes de água. Misture e borrife nas áreas infestadas usando um borrifador.
  6. Cloreto de sódio – o popular sal de mesa ou sal de cozinha. Para matar essas pequenas criaturas, borrife cloreto de sódio diretamente sobre as áreas infestadas ou embeba algumas bolas de algodão na solução e coloque próximo a essas áreas. Devido à presença de celulose (material que compõe a madeira) no sal de mesa, os cupins serão atraídos para as bolas de algodão. Esse método não apenas mata os cupins, mas evita reincidência da infestação.
  7. Vaselina – esfregue vaselina na madeira seca dos móveis. Deixe por um dia ou dois e depois use um pano macio para polir o móvel.
  8. Vinagre branco – use ¼ de copo de vinagre branco e um copo de azeite. Coloque os dois ingredientes em uma garrafa e chacoalhe bem para misturar. Use essa mistura para polir seus móveis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c

10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim

A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim: Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em u