Pular para o conteúdo principal

Cupins: fatos, identificação e prevenção

Conheça, identifique e previna o cupim



Cupins também são chamados de "destruidores silenciosos", porque eles podem estar secretamente escondendo e sobrevivendo às custas de sua casa ou quintal sem sinais imediatos de danos.

Todos os cupins consomem matéria vegetal baseada em celulose.

Infelizmente, toda casa, independente do material do qual é construída, pode oferecer comida para os cupins na forma de celulose.

Cupins são detritívoros. Eles se alimentam de matéria vegetal morta, principalmente madeira. A boca do cupim é capaz de cortar fragmentos de madeira. Essa habilidade é o que traz preocupação às habitações humanas: embora os cupins operários tenham apenas 1 centímetro de comprimento, aproximadamente, seus hábitos alimentares são capazes de causar grandes prejuízos à sua propriedade.

Fundações de casas, mobílias, prateleiras, e até mesmo livros podem se tornar fonte de comida para o cupim.

O cupim subterrâneo geralmente se instala no solo. Dentro desses montes, os cupins formam elaborados sistemas de túneis subterrâneos, e constroem túneis de barro na superfície, através dos quais acessam fontes de comida acima do solo.

Cupins de madeira seca vivem dentro da madeira que consomem e frequentemente infestam mobílias e construções.

Quando uma colônia se desenvolve completamente, cupins reprodutores alados (de asas) podem ser vistos à volta de portas e janelas. Cupins alados são atraídos para fontes de luz e são bastante ativos na primavera.

Depois de acasalar, esses cupins escolhem o local para uma nova colônia, e criam outra colônia, desse modo espalhando a infestação através de vários locais na mesma casa.

O que você pode fazer para proteger sua casa contra os cupins?

Já cobrimos esse assunto anteriormente. Mas vamos retomar os principais pontos abaixo:



Elimine problemas de umidade


  • Conserte goteiras, torneiras e canos
  • Mantenha a fundação da casa livre de água
  • Mantenha calhas e algerozes desobstruídos e limpos
  • Remova plantas mortas do quintal, inclusive coberturas orgânicas
  • Livre-se da água parada no telhado ou laje
  • Mantenha a casa ventilada

Remova fontes de alimento para o cupim


  • Livre-se de tocos e entulho no quintal ou jardim
  •   Coloque telas protetoras nas janelas, principalmente na primavera
  • Inspecione deques e cercas frequentemente
  • Madeira estocada não deve ter contato com o solo (chão de terra)

Sinais de cupins e identificação


Algumas indicações de que há uma possível infestação na sua casa:

  • Revoadas de cupins alados
  • Pintura rachada ou bolhas na pintura das paredes
  • "Pózinho" de madeira próximo a orifícios (fezes do cupim)
  • Madeira que soa oca quando batida
  • Tubos de barro em paredes e em vigas de madeira
  • Asas descartadas de cupins voadores
Fontes:
http://termite.wikidot.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupim
http://www.aprag.org.br/index.php/para-o-consumidor/as-pragas-urbanas/43-para-o-consumidor/pragas-urbanas/167-cupins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...

Como pegar a rainha cupim?

Como encontrar a cupim rainha? Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes. No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugest...