Fatos sobre o cupim da terra

Fatos sobre o cupim subterrâneo




Cupins subterrâneos (cupim da terra ou cupim do solo) pertencem à ordem dos insetos Isoptera e existem no mundo há milhões de anos. Há três formas diferentes de cupim subterrâneo. Esses são os reprodutores (cupins voadores ou alados), trabalhadores (operários) e soldados. Cada uma dessas formas, ou castas, possui diferentes características.

Cupins subterrâneos são assim chamados porque vivem sob o solo em colônias. Eles se deslocam de suas colônias até fontes de comida (casas, árvores, restos de madeira, etc.) para se alimentar, e retornam à suas colônias para alimentá-la também.

Eles vivem em colônias compostas de 1 a 10 milhões de indivíduos, podem consumir até 370 gramas de madeira por dia e sobrevivem em temperaturas acima de 20° C.

Fatos sobre revoadas de cupins subterrâneos



Cupins subterrâneos geralmente iniciam suas revoadas (dispersão e fundação de novas colônias) no início da estação chuvosa. É quando os cupins reprodutores alados (de asas) saem em grandes grupos, e podem ser confundidos com as formigas aladas.

Os cupins voadores (reprodutores) podem ou não ter asas. Após a revoada, eles se livram de suas asas, ao dobrá-las sobre suas cabeças. Isso faz com que o deslocamento pelo solo e a procura por um local para fundar um ninho seja mais fácil.

Cupins reprodutores também são chamados “alados”, e podem ser de cor marrom ou preta. As asas dos cupins subterrâneos são geralmente amarelas com pêlos bem finos.

Antes da primeira revoada, a colônia deve estar amadurecida, o que leva de 2 a 4 anos. Após a revoada, os machos e fêmeas formam pares e dão início ao processo de nidificação e acasalamento. Este processo irá se repetir durante anos, o que explica por que as colônias do cupim da terra são formadas por milhões de indivíduos.

Os operários são do mesmo tamanho dos alados, se não um pouco menores. Eles são de cor branca e não possuem asas. Embora lembrem soldados, suas cabeças são mais curtas e suas mandíbulas não são tão pronunciadas.

Soldados também não possuem asas e seus corpos também são brancos, assim como os operários. Contudo, suas cabeças variam em coloração, de amarelo pálido a marrom escuro, e possuem mandíbulas maiores do que as dos operários. Alguns soldados possuem cabeças em forma de pera com uma longa projeção frontal que captura inimigos ao exalar uma substância pegajosa.

Cupins subterrâneos precisam de umidade para sobreviver, já que se desidratam facilmente e morrem. É por isso que eles vivem primariamente sob o solo. Contudo, eles podem viver acima do solo se encontrarem uma fonte de umidade. Adicionalmente à umidade, os cupins do solo precisam de celulose para sobreviver. É por isso que se alimentam de madeira, papel e outros produtos contendo celulose.

Para se proteger enquanto se alimentam ou procuram por comida, cupins subterrâneos criam tubos de lama para se deslocar de um ponto a outro sem se expor aos elementos. Esses tubos são criados pelos cupins operários com uma combinação de saliva, terra, madeira e outros dejetos.

Onde encontrar cupins da terra


Devido ao fato que cupins subterrâneos precisam de umidade para viver, quando fora da terra, eles são comumente encontrados em árvores, plantas, lenha, pilhas de folhas e restos de madeira.

Em imóveis, eles podem ser encontrados em rachaduras no concreto, parede, forro, telhado, e outras áreas que lhes dão acesso ao imóvel. Qualquer madeira em contato direto com o solo também é um alvo preferido para os cupins subterrâneos. Contudo, eles podem ser encontrados em locais mais elevados onde a umidade esteja presente. Cupins subterrâneos irão construir seus túneis de lama tão longe quanto for necessário para chegar à fonte de comida. Já foram reportados túneis com 15 metros de extensão ou mais.

Há vários sinais indicadores de uma infestação pelos quais procurar, incluindo revoadas, asas descartadas, túneis de lama e madeira danificada. Uma inspeção cuidadosa, com a ajuda de uma lanterna, uma chave de fenda, e olhos atentos, é tudo o que você precisa ao procurar por cupins subterrâneos.

Há vários métodos de combate ao cupim subterrâneo, e já discorremos extensamente sobre eles aqui no blog:

Leia Também:
Diferenças entre o cupim subterrâneo e o cupim de madeira seca
Como acabar com o cupim subterrâneo
4 erros a evitar no controle do cupim
Como prevenir infestação por cupins?

Fontes:
http://www.pragas.com.br/pragas/cupim/cupins_sb_bio_comp.php 


Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?