5 sinais de cupins em móveis



A palavra “cupim” (ou "térmita", em Portugal) pode provocar medo em qualquer proprietário ou morador. Esses pequenos insetos, uma vez estabelecidos em uma determinada área, são capazes de provocar imensos danos. Em nosso clima tropical, os cupins podem fazer mais do que danificar sua casa: o cupim de madeira seca é um notório destruidor de móveis.

Salvando seus móveis antes que seja tarde demais; detectando o cupim de madeira seca


Cupins podem ser difíceis de detectar, pois, ao contrário de outros insetos destruidores de madeira (por exemplo, a broca), sua atividade é silenciosa – é quase impossível escutarmos os cupins comendo madeira, durante o nosso dia-a-dia. Contudo, já que quanto mais cedo intervirmos, melhor poderemos proteger nossos móveis da destruição, é importante aprendermos como reconhecer os sinais súbitos de cupins em móveis, que incluem:



  1. Um som oco ao batermos nas partes de madeira do móvel. Esse oco é provocado pelos muitos túneis que os cupins escavam dentro do móvel.
  2. A presença de túneis no lado externo do móvel. Geralmente da largura de uma caneta, esses túneis são feitos da saliva e fezes do cupim, e terra.
  3. A presença dos dejetos do cupim. Os cupins deixam na área pilhas de minúsculos grânulos fecais da cor da madeira, que podem ser vistos geralmente sob o móvel ou em buracos e rachaduras.
  4. A presença de asas descartadas. Cupins geralmente formam revoadas que incluem indivíduos alados. Esses reprodutores descartam suas asas periodicamente, portanto, caso você encontre montes de asas pela casa, é provável que haja cupins na área.
  5. A presença de serragem (pó de madeira). Quando visto junto aos outros sinais acima, é um indicador da provável presença de cupins em seu móvel.

Se você encontrar evidências de cupins em determinado móvel, note que é extremamente importante checar seus outros móveis, pois a infestação pode ter se espalhado. Para se livrar dos cupins de maneira efetiva, você precisará tratar todas as áreas onde eles estão presentes. Caso contrário, a colônia pode simplesmente se restabelecer mais tarde.

Leia Mais:


Categories: , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?