Pular para o conteúdo principal

Informações Básicas sobre o Cupim

Informações práticas sobre os cupins

 

 


Antes de você adotar um método de descupinização, é importante conhecer o "inimigo".

Aqui não entraremos em todos os detalhes sobre o cupim (ou como são chamados em Portugal, térmitas). É um bicho interessante, com uma sociedade complexa, e há muita informação sobre ele. Mas aqui só falaremos o bastante, informações úteis para o público alvo do nosso blog: pessoas que estão sofrendo com a ação desse bichinho, perdendo móveis de madeira para eles, e até mesmo o teto ou a estrutura da casa.

Há mais de 2.900 espécies de cupins, no momento, apenas duas espécies interessam, as que costumam "invadir" nossos lares. 

É sobre eles que falaremos abaixo.





Cupim de madeira seca:

É o que ataca os móveis de madeira. Ele come a madeira e produz um pó granulado da mesma cor da madeira, que geralmente encontramos atrás ou embaixo do móvel que está sendo devorado. Esses cupins podem permanecer 15 anos no mesmo móvel. Porém, nunca entram em contato com o solo, e por isso são mais fáceis de combater.




Cupim de subterrâneo ou de solo:

Esse sai em grandes revoadas em determinada época e se instalam nas paredes de concreto.
Produzem túneis de terra característicos (à primeira vista parecem "estradinhas de terra" sobre a parede). Entram no solo, no concreto, na parede. Podem infestar um prédio inteiro, de cima para baixo. É o mais difícil de ser controlado.


Prejuízos

Ambos os tipos de cupim se alimentam de celulose, uma substância encontrada principalmente na madeira, mas também em papéis, livros e até fiações elétricas.


Dados Científicos
O cupim é um inseto eusocial -ou seja, possui uma sociedade complexa, na qual há divisão de tarefas entre os indivíduos. Outros exemplos desses insetos são as abelhas, formigas e vespas.

São mais conhecidos como praga de madeira.

Pertencem à ordem Isoptera.


Outros nomes do cupim

Em outros países de língua portuguesa, nosso "amigo" é conhecido por:
Térmite ou térmita em Portugal;
Salalé em Angola;
Muchém em Moçambique;
No Brasil, cupim deriva do termo tupi kopi'i.

Como acabar com os cupins?

Agora que você conhece mais sobre seu "inimigo", é hora de ir à luta!

Há inúmeros métodos para livrar sua casa e seus móveis desse hóspede indesejado. O mais conhecido é a descupinização química, que é feita por uma empresa ou profissional qualificado (ou não).

Mas há também métodos naturais (alguns até mesmo bizarros), porém eficientes, para matar ou acabar com os cupins.

Falaremos sobre todos os métodos aqui no nosso blog, portanto, fique atento e não deixe de conferir.

Comentários

  1. KKKKKKK vim buscar a solução e encontrei a origem do cupim . E agora só daqui a um mes o próximo capítulo.? PÁRA MEU FAZER A GENTE PERDER TEMPO.

    ResponderExcluir
  2. O blog reúne informações completas sobre o cupim, inclusive informações básicas. Conforme o texto, basta ficar atento para perceber que temos centenas de posts contendo soluções para problemas com cupins. Os links estão nas barras laterais. Obrigado pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Formiga-doceira VS Cupim

Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles. Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de...

Como pegar a rainha cupim?

Como encontrar a cupim rainha? Você pode matar 1.99999999 milhões de cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas) em uma colônia subterrânea, mas se você não matar a rainha (e o rei!), é melhor nem perder seu tempo! A razão para isso é que o resto da colônia é 100 por cento substituível. São apenas operários e soldados que a rainha trouxe à vida aos milhares. Ela pode produzir mais de 2000 ovos por dia e é capaz de substituir toda sua força de trabalho em questão de meses. A rainha é o “prêmio principal” em qualquer descupinização, e é por isso que é tão importante contar com um especialista profissional para lidar com qualquer situação de infestação por cupins. Amadores quase sempre erram pra mais ou pra menos, e as consequências de um erro podem ser grandes. No intuito de divulgar conhecimento, ao invés de encorajar amadores a encontrar a rainha por conta própria, oferecemos esse guia de como encontrar a rainha cupim. Mas não se engane, isso não é uma sugest...