Pular para o conteúdo principal

Métodos Naturais para Exterminar Cupins: Óleo de Laranja

Acabar com os cupins com óleo de laranja



Usar óleo de laranja é um dos métodos naturais para acabar com os cupins, e talvez o mais popular e menos complicado.

O que é o óleo de laranja

O óleo de laranja é extraído a partir das glândulas da casca da laranja. O princípio ativo é o D-Limoneno, que é um inseticida natural, mas de baixa toxicidade para mamíferos, ou seja, é inofensivo para as pessoas e os animais da casa, além de não provocar reações alérgicas.

O óleo de laranja vem sendo utilizado na aromaterapia (no combate à ansiedade e depressão), na fabricação de perfumes e até na culinária.

Como funciona o óleo de laranja no combate aos cupins

O óleo de laranja é como um veneno para os cupins. As emanações (vapores) do óleo matam os cupins. Além disso, o óleo é facilmente absorvido pela madeira. Quando o cupim se alimenta dessa madeira, ele morre.

Quando usar o óleo de laranja no combate aos cupins

O óleo perde rapidamente sua eficácia.

A utilização do óleo de laranja só é recomendada para focos pequenos de cupim, quando apenas um móvel ou uma pequena parte da madeira está comprometida pelos cupins.

Caso haja um grande foco, ou a casa inteira e sua estrutura estejam comprometidos, o óleo de laranja não será tão eficaz.

Nesses casos, é necessário considerar uma detetização (descupinização) profissional, ou outros métodos, que podem ser aliados ao uso do óleo de laranja.

O óleo de laranja também pode ser utilizado na prevenção do cupim. No mercado há limpadores de uso geral baseados em D-Limoneno, e até mesmo o óleo de laranja propriamente dito pode ser passado nos móveis. Além de evitar que o cupim se instale em sua casa, o óleo deixa no ambiente um agradável aroma cítrico. Prevenir sempre é a melhor medida!

Comprando óleo de laranja



Ao comprar óleo de laranja para usar contra cupins, fique atento à sua eficácia. Há muitos produtos disponíveis, mas certifique-se de que o produto adquirido tenha uma concentração de D-Limoneno capaz de matar os cupins. Concentrações baixas não serão eficazes.

Certifique-se também de adquirir o óleo em spray caso os cupins estejam instalados em fendas ou outros lugares difíceis de alcançar. Se você quiser apenas prevenir o cupim, basta passar um pano com o óleo nos móveis. Ninhos de cupins subterrâneos podem requerer que você compre alguma espécie de injetor que possa alcançar a infestação.

Geralmente essas embalagens e aparatos, e até mesmo o óleo de laranja, podem ser adquiridos em home centers (casas de bricolagem e materiais para reforma). Em caso de dúvidas, peça orientação aos atendentes da loja.

Comentários

  1. Onde encontro óleo de laranja spray p/ prevenção cupins?

    ResponderExcluir
  2. Já vasculhei a internet à procura de onde comprar esse óleo de laranja inseticida, sem sucesso. Alguem pode me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ :) EU ENCONTREI ÓLEO DE LARANJA EM FARMACIAS DE MANIPULAÇÃO, TINHA A OPÇÃO DE LARANJA DOCE E LARANJA AZEDA, COMPREI O DE LARANJA AZEDA QUE É DA CASCA DA LARANJA.

      Excluir
  3. Onde comprar o óleo de laranja certo. Existe no mercado livre? Um que seja realmente eficaz para pequenos focos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dúvidas e Comentários?

Postagens mais visitadas deste blog

Animais que comem cupim

Predadores naturais do cupim Mamíferos Muitos animais comem cupins, inclusive o ser humano. Cupins alados (cupins de asas) com frequência deixam o ninho ao entardecer ou começo da noite, e esse hábito propicia o comportamento predatório de animais nas proximidades. Alguns gatos, por exemplo, já foram vistos comendo cupins. Assim como mangustos e morcegos. Animais subterrâneos como as toupeiras e musaranhos comem cupins caso os encontrem. Tamanduás ativamente procuram cupins para comer (de fato o cupim é o principal alimento do tamanduá), e primatas (macacos, etc) são comumente vistos usando ferramentas improvisadas (gravetos, etc) para extrair cupins de seus ninhos. Em certas áreas da África, cupins são uma fonte de comida bastante popular. Répteis e Anfíbios Outros animais que se beneficiam dos cupins incluem lagartos, lagartixas, sapos e cobras. Algumas cobras vivem dentro ou próximo de ninhos de cupins (cupinzeiros) para se alimentar, inclusive dos ovos dos c...

Cupins fazem barulho?

Cupins podem ouvir e ser ouvidos? Dado que os cupins são pequenos como formigas, podemos pensar que eles não produzem nenhum barulho que se possa notar. Porém, cupins fazem sim barulho que podem ou não ser fáceis de notar. Quando eles estão a trabalhar, podem fazer barulhos de baixo volume, e seria necessário um estetoscópio para escutá-los. Mas ao batermos em um pedaço de madeira ou outro objeto infestado por cupins, podemos ouvir um som mais perceptível. Há três tipos de sons que podemos escutar de uma infestação de cupins. Os dois primeiros são um som semelhante ao roçar de uma folha de papel e um chacoalhar seco. O som parecido com papel sendo roçado indica que os cupins estão fazendo seus túneis próximos à superfície da madeira. O som de chocalho seco é feito pelos cupins ao baterem suas cabeças nos túneis ao passar por eles. Esses dois sons podem ser mais difíceis de ouvir sem a ajuda de aparelhos. Mas o terceiro som é mais um som oco que você pode ouvir ao ba...

8 Coisas Que os Cupins Comem

8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia Quando falamos de cupins e comida , logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins. Há mais de 2500 espécies de cupins , eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal. Cupins são capazes de digerir celulose , que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro est...