Predador Natural do Cupim: Formigas



Formigas e cupins alados, os chamados reprodutores, são frequentemente confundidos um com o outro. Embora sejam difíceis de diferenciar, há características físicas distintas entre os dois que ajudam na diferenciação.



 
•    Cupins visivelmente possuem dois segmentos corporais, enquanto as formigas possuem três segmentos.
•    As antenas dos cupins são longas e retas, enquanto as antenas das formigas são curvas.
•    O comprimento das asas do cupim são iguais; as asas dianteiras das formigas são mais longas do que as asas posteriores.

Formigas como método de controle do cupim?


Cupins e formigas são inimigos naturais. Colônias de formigas e cupins com frequência se tornam hostis uma contra a outra.

É sabido que formigas invadem colônias de cupins para consumi-los como fonte de comida.

Sabendo disso, você pode se perguntar: formigas poderiam ser usadas no controle do cupim?

No Camarões (país africano), há certas tribos que utilizam as formigas do gênero Dorylus para manter suas casas livre de colônias de cupins. Quando detectam cupins em suas casas, eles coletam exemplares da formiga e as trazem para seu lar. As formigas naturalmente procuram e devoram os cupins, e quanto terminam seu “trabalho”, deixam a habitação humana em procura de outras presas.

Aqui no Brasil e em outros países, praticar esse controle seria mais desafiador, embora nossas formigas nativas também sejam inimigas do cupim.

Os cupins desenvolveram muitas defesas para se proteger de suas predadoras naturais, as formigas. Essas defesas incluem tubos de lama pelos quais os cupins transitam, além dos cupins soldados.

Quando as formigas são capazes de vencer esses obstáculos, elas irão consumir os cupins, mas nunca serão capazes de consumir todos os cupins de uma grande colônia, como uma colônia subterrânea.

Além disso, os donos da casa infestada por cupins com frequência acham as formigas tão indesejadas quanto os cupins, sendo capazes de provocar outros tipos de danos e prejuízos.

Leia sobre métodos para acabar com os cupins:


Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?