Sua casa é vulnerável ao cupim?



Fatores de risco - chances de seu imóvel ser infestado por cupins




Essa é uma pergunta que todo brasileiro deveria se fazer. Nós somos um dos países mais infestados pelos cupins, e a cada ano, cada vez mais pessoas são obrigadas a lidar com a destruição causada por esses insetos.



Há um número de fatores que contribuem para o risco de sua casa ser infestada. Analisaremos brevemente cada um deles, embora a realidade seja que cada casa tenha seus próprios fatores de risco, e a única maneira de ter certeza de que o seu lar não esteja em risco é contar com medidas preventivas. Dito isso, há alguns fatores de risco comuns a todo lar.






  • Tipo de construção, materiais e método de construção: Obviamente, depende do que a construção é feita, como foi construída e o estilo de construção. Quanto mais madeira não tratada você tiver em casa, maior é o risco. Embora as grandes casas de madeira sejam motivo de preocupação, aqueles que vivem em casas de alvenaria, concreto e outros materiais não celulósicos não devem pensar que estão livres, já que a maioria das construções utiliza madeira em sua estrutura. A fundação é outro componente de risco. Pilhas de madeira também, assim como velhas placas e pisos de concreto.
  • Idade da construção: A idade é um grande indicador do nível de risco. Imóveis antigos frequentemente são feitos com madeira não tratada. À medida que os imóveis envelhecem, a tendência é o aumento da umidade. Velhas casas são um alvo fácil para os cupins, mas mesmo casas novas podem ser infestadas, então, não relaxe só porque a sua casa foi comprada na planta.
  • Localização do imóvel: Há dois pontos aqui, um mais fácil de lidar, o outro quase impossível. O primeiro é a região do país. A maioria das regiões do Brasil corre risco de infestações, e quanto mais ao norte, maior o risco. Cupins adoram o clima quente e úmido, então, se você vive nos trópicos, corre grande risco. O outro ponto não é tão simples de lidar: seria o ambiente, incluindo coisas como colônias de cupins nas proximidades e casas vizinhas infestadas. Infestações de vizinhos aumentam o risco de sua casa ser infestada, simples assim.






Portanto, há três fatores principais de risco, mas a verdade é que toda construção no Brasil e outros países tropicais está correndo o risco de uma infestação por cupins.

Saiba Mais:





Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?