Prevenção do cupim: dentro de casa






Há uma série de medidas que você pode tomar para prevenir o cupim. Obviamente, a mais importante é contratar uma empresa de controle de pragas urbanas para providenciar medidas de proteção específicas para seu lar, mas isso não é tudo. Como morador ou proprietário,  também é importante que você adote ações diferenciadas para dentro e fora de casa, assim garantindo que seu bem esteja seguro contra a depredação causada por essa praga destruidora. Nesse artigo em duas partes, iremos delinear essas precauções. Abaixo você verá dicas para prevenir o cupim dentro de casa:




-Verifique vazamentos no encanamento e torneiras. Cupins adoram ambientes úmidos, e se você tiver um vazamento em casa, então você está criando as condições perfeitas para eles. Você precisa vasculhar sua casa regularmente à procura de vazamentos. Procure detectar infiltrações e se livrar delas o mais rápido possível.

-Use um desumidificador com frequência. Como dito, cupins amam espaços úmidos e o que você puder fazer para reduzir os níveis de umidade em seu lar irá limitar as chances de que eles escolham sua casa para invadir. Usar um desumidificador é um jeito fácil de reduzir a umidade, além de ser bom para a saúde e para sua casa em geral.

-Você precisa se livrar do entulho regularmente. Lixo, entulho, tralha. É importante armazenar ou se livrar de tudo isso de maneira adequada. Embora o pior tipo de cupim, o subterrâneo, não seja atraído por tralha, outras espécies são, e, embora não sejam tão ruins quanto o cupim subterrâneo, ainda podem causar muito dano.

-Mantenha sua cozinha limpa sempre. Isso também não faz diferença quanto ao cupim subterrâneo, mas outras espécies de cupins são atraídas por restos de comida, então tudo o que você puder fazer para diminuir as fontes de comida disponíveis, especialmente legumes e frutas, é válido.

-Verifique todos os móveis de madeira que você adquire, principalmente os de segunda mão. Os cupins de madeira seca vivem dentro da madeira e se você comprar um móvel que esteja infestado por cupins, eles podem se espalhar para outros móveis e objetos de madeira em sua casa. Procure por pequenos orifícios nos móveis (buracos com poucos milímetros de diâmetro). Esses buraquinhos são por onde os cupins se livram de suas fezes, então, qualquer buraco nos móveis deve ser um alerta de que a madeira pode estar infestada.

-O mesmo se aplica à lenha. Antes de adquirir lenha, dê uma olhada para garantir que a madeira não esteja infestada.

Leia a outra parte desse artigo:
Prevenção do cupim: fora de casa

Saiba Mais:




Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?