Por quê algumas madeiras são mais resistentes ao cupim





Nem todas as madeiras são iguais. Isso é bastante óbvio à primeira vista. E não é surpresa que os cupins preferem alguns tipos da madeira a outras. De fato, seria uma surpresa se eles não tivessem preferências. Assim como nós temos nossas comidas preferidas, cupins gostam mais de certas madeiras do que outras.

Sendo assim, um número de estudos descobriu que há certos tipos de madeira que possuem maior imunidade ao ataque dos cupins do que outras. Foi descoberto que vários fatores influenciam o amor dos cupins por diferentes tipos de madeira. Um dos fatores mais importante é o nível de umidade, a natureza química da madeira em si, a dureza física, assim como a possível existência de esporos fúngicos.




Um estudo encontrou que algumas árvores sofrem de infecções por fungos e é isso o que repele os cupins. Se há uma coisa que os cupins odeiam, são os fungos. A razão para isso é que os cupins vivem em grandes concentrações e uma infecção por fungos poderia exterminar uma colônia inteira (embora eles tenham medidas contra isso).

Os estudos sugerem que a escolha da madeira pelos cupins é baseada em uma série de fatores, ao invés de apenas um. Em outras palavras, você pode até escolher as madeiras menos atacadas pelos cupins, mas há outros fatores além da espécie da árvore que podem influenciar se uma colônia de cupins irá atacar a madeira ou não, de seu nível de umidade até o fato da madeira ter sofrido infecções por fungos.




Obviamente, a melhor madeira para usar na construção é a madeira tratada, que fornece a melhor proteção contra essas pragas. Nem sempre você poderá utilizar essa madeira na construção inteira, e há várias espécies no Brasil que possuem resistência natural aos cupins. Entre elas: peroba-do-campo, peroba-rosa, ipê, aroeira, maçaranduba, itaúba, pau-ferro, imbuia, jacarandá, copaíba, braúna, sucupira, pinus e eucalipto.

Contudo, é preciso dizer que a resistência também varia de árvore para árvore, assim como partes da mesma árvore, e que quanto mais elevada a construção, menor a chance da madeira ser atacada por cupins. Madeira em locais subterrâneos (porões, sub-solos, garagens, etc.) tem maiores chances de sofrer com os cupins.

Saiba Mais:

Fontes:




Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?