Diferenças entre cupim soldado,operário e rainha



Qual a diferença entre cupins soldado, operário e rainha?


Nós humanos não somos a única espécie a ter trabalhadores, soldados e realeza. Os cupins apresentam essas três castas há milhões de anos. A colônia dos cupins é dividida entre três castas diferentes, cada uma com um papel a desempenhar e um propósito. Essas castas são ainda mais definidas e estratificadas do que os operários, soldados e realeza humanos. Todos elas trabalham pelo bem comum da colônia e cada uma realiza um conjunto de tarefas que as outras não podem fazer. O que cada uma faz?




Operários



O próprio nome dessa casta já diz. O cupim operário faz quase todo o trabalho da colônia. São eles que constroem os túneis de lama que conduzem ao ninho. São eles que trabalham dia e noite, o ano todo, devorando sua casa. Eles também auxiliam o resto da colônia, alimentando os soldados e a realeza, cuidam dos recém nascidos e fazem todas as outras tarefas necessárias. A maioria da população de dois milhões da colônia de cupins consiste de operários. Eles são de longe os menores cupins, sendo que os soldados possuem o dobro do tamanho, e a realeza é ainda maior.

Soldados



Assim como os operários, o próprio nome já diz o papel do soldado na colônia. Eles estão lá para a defesa, e a defesa somente. Eles são tão especializados que nem mesmo são capazes de se alimentar sozinhos. Suas mandíbulas são enormes e feitas para matar formigas, não para comer. Algumas espécies de cupins possuem até mesmo um tipo de canhão na cabeça. Como os cupins soldados são maiores e mais diferenciados, especialistas em controle de pragas urbanas geralmente os usam para determinar com que espécie de cupim estão lidando. Soldados não conseguem comer madeira, nem conseguem construir nada que a colônia precise, eles apenas se encarregam da defesa.

Realeza



Nem o operário, nem o soldado são capazes de se reproduzir, eles são estéreis. São apenas o rei e a rainha, a realeza, que são capazes de se reproduzir. Em uma colônia de até dois milhões, há apenas um de cada (embora haja alguns reservas esperando para tomar seu lugar caso algum deles morra). O rei e a rainha nunca deixam a colônia, eles vivem bem no centro de um grande complexo onde depositam seus ovos. A rainha pode botar até 2000 ovos por dia e vive até 25 anos. Novas colônias são fundadas por reprodutores alados que voam em busca de novas fontes de alimento. Esses reprodutores são chamados alados (o famoso cupim de asa ou voador). Quando eles encontram um novo lugar adequado para uma colônia, eles descartam suas asas depois de um voo de acasalamento e iniciam uma nova vida na qual terão muitos milhões de filhos.

Saiba Mais:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?