Descupinização amadora - faça você mesmo?



É possível se livrar dos cupins sem contratar uma dedetizadora?





Brasileiros são conhecidos por sua engenhosidade e improvisação, o famoso “jeitinho”. Isso é muito bom, mas nem sempre é recomendado. Por exemplo, há situações nas quais a melhor opção seria contratar um eletricista, pois tentar dar “um jeitinho” pode ser perigoso e até fatal, ao lidarmos com eletricidade. Muitos incêndios e eletrocussões começaram assim.

No Brasil, apenas um controlador de pragas licenciado tem permissão para comprar e utilizar certos químicos necessários para tratar uma casa contra cupins.

A questão é que aplicar o tratamento contra cupins em um imóvel é um processo complexo, que requer conhecimento e perícia, assim como uma série de equipamento especial. A razão pelo preço cobrado por dedetizadoras ou descupinizadoras, é que eles têm todos esses requisitos para o trabalho. Eles sabem o quê estão fazendo, já fizeram o mesmo trabalho várias outras vezes, e possuem todo o equipamento certo para isso. Uma descupinização amadora seria equivalente a um trabalho de eletricista amador: ou seja, embora muitos possam até dar conta do serviço, muitos outros cometem erros, e no caso do tratamento de sua casa contra cupins, você pode achar que estará livre dos cupins após o serviço, quando na verdade não estará! É por isso que as descupinizadoras sérias oferecem garantia.




Cupins provocam tanto ou mais danos do que incêndios, inundações e tempestades a cada ano, chegando aos milhões. Estatisticamente, um terço das construções serão infestadas ao longo da vida. Além disso, uma infestação por cupins é quase impossível de detectar até que o dano esteja feito. Sem contar que praticamente nenhuma seguradora oferece cobertura contra danos por cupim, ou seja, o proprietário irá arcar com todos os prejuízos no caso de uma infestação.

Portanto, o risco de lidar com eletricidade de maneira amadora é um incêndio ou eletrocussão, e o risco de uma descupinização amadora pode ser a sua casa sendo comida de dentro pra fora. A infestação é quase impossível de detectar até que seja tarde demais, e você tenha que arcar com todos os custos do controle de pragas e reparos ao imóvel.

Em outras palavras, as chances de erro em um tratamento contra cupins de forma amadora são enormes, e as consequências associadas aos erros também.

Saiba Mais:

Fontes:




Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?