É possível acabar com os cupins com inseticida?





Nós brasileiros temos nosso famoso “jeitinho”, somos inventivos e criativos e gostamos de resolver as coisas por conta própria, sem depender da ajuda de ninguém. Embora essa característica tenha nos ajudado a fazer o país crescer, há um limite para tudo. Por exemplo, muitas pessoas julgam que são capazes de resolver seus problemas com cupins sem ajuda profissional, usando os inseticidas encontrados nas prateleiras de supermercados. Infelizmente, isso não funciona. De fato, pode até piorar a situação. Por que? Bem, tudo se resume em entender a biologia do cupim. A razão pela qual as fabricantes de cupinicidas oferecem garantia para seus produtos é que elas possuem uma grande compreensão da biologia dos cupins, e usam isso contra eles.

Qual o segredo? É simples: quase todos os cupins em uma colônia são estéreis, ou seja, incapazes de se reproduzir. Mesmo em uma colônia com mais de dois milhões de cupins, geralmente haverá apenas dois cupins férteis. De fato, a colônia de cupins é na verdade uma família muito, muito, mas muito grande mesmo, com apenas um pai e uma mãe. O macho e a fêmea férteis são chamados de rei e rainha. Eles são os únicos reprodutores, fora alguns reservas que são mantidos para o caso do rei ou rainha morrer. A rainha bota até 2000 ovos por dia, todo os dias.

Isso significa que, se você tentar matar cupins com seu inseticida em spray, você pode até matar os cupins que atingir, mas nunca conseguirá matar o rei ou a rainha, pois eles nunca deixam a colônia, e a colônia fica localizada sob o solo.




No máximo, você conseguirá matar alguns cupins operários. Mas como dito acima, a rainha é capaz de botar milhares de ovos por dia, e a maioria desses ovos se tornarão operários. A maioria das colônias de cupins possuem milhões de indivíduos.

Com um inseticida comum, você poderá matar alguns milhares de cupins, se tiver sorte. Mas em relação à colônia inteira, isso não significa nada. É como tentar destruir um exército de dois milhões, derrubando apenas um batalhão. É como tentar matar uma pessoa cortando a ponta do dedinho. A rainha consegue substituir os operários que você matou em um único dia.

Para piorar, a maioria das pessoas que tentam se livrar dos cupins com inseticidas, acham que resolveram a situação ao matar alguns cupins, e então se descuidam e não prestam mais atenção ao assunto, até notarem que suas casas começam a ruir.

Para se livrar de uma infestação de cupins da maneira certa, é preciso habilidade, conhecimento, experiência e o cupinicidas certos. Sempre compensa optar pelos profissionais, pois eles têm a capacidade de se livrar da colônia inteira, pois eles sabem como atingir a rainha, e usar os produtos certos para se livrar dela.

Além disso, eles irão monitorar e garantir o serviço após a execução para ter certeza de que tudo correu como esperado, pois quando se trata de cupins, todo cuidado é pouco.

Saiba Mais:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?