Como acabar com os cupins, parte I



Quais são os métodos disponíveis para matar os cupins de maneira eficiente?




Cupins são uma das piores pragas de nosso país, eles nos custam milhões a cada ano. De fato, é estimado que os cupins custem ao país mais do que as tempestades, incêndios e inundações a cada ano. Pra piorar, praticamente nenhuma apólice de seguro cobre danos causados pelo cupim, significando que o dinheiro gasto para erradicar essas pragas e reparar os danos causados sai do bolso dos brasileiros todos os dias.

Nessa série em duas partes, vamos falar sobre os métodos disponíveis para se livrar dos cupins:

  1. Destruição direta física
A destruição de uma colônia de cupins por meios físicos é a maneira mais direta e básica de se livrar dos cupins. Uma vez encontrada a colônia, e desde que ela possa ser acessada diretamente (algumas colônias podem estar localizadas em áreas inacessíveis), então a colônia pode ser destruída e removida do local. A maioria dos problemas com cupins no Brasil são causados pelo cupim subterrâneo (cupim da terra), portanto, na maioria dos casos, será preciso cavar para retirar a colônia do lugar. O segredo desse método está em garantir que a câmara real, onde se esconde a rainha, seja encontrada e destruída. Remover a rainha é o passo mais importante, pois ela é a única fêmea reprodutora da colônia. Se a câmara real for ignorada, há uma chance de que a rainha reconstrua a colônia.

Embora esse método seja o mais antigo, é um dos menos eficientes. Localizar e remover a colônia dá muito trabalho, e mesmo após removida a colônia, há uma chance de que a colônia não esteja morta, que a câmara real tenha sido deixada de lado, e de que a colônia vá se reerguer.




  1. Erradicação direta através de pulverização de cupinicidas
Uma opção mais eficiente é utilizar cupinicidas em pó. A erradicação através de cupinicidas em pó é melhor do que a erradicação física direta, em todos aspectos. Entre em contato com uma empresa ou profissional de controle de pragas urbanas (também chamados de dedetizadoras), que possa utilizar cupinicidas em pó licenciados. Se o seu controlador de pragas está usando um pó de ação rápida, é essencial garantir que a câmara real, onde a rainha e o rei vivem, seja encontrada e pulverizada, para garantir que o casal de reprodutores sejam mortos. Ignorar a rainha e o rei não irá destruir a colônia, irá apenas atrasá-la. Um bom controlador de pragas irá encontrar a câmara real.

Lembre-se, se você acredita que sua casa está sofrendo uma infestação de cupins, a melhor ação é entrar em contato com uma empresa de controle de pragas (dedetizadora). É vital que você aja de maneira rápida e inteligente. Não tente resolver o problema por conta própria, pois com frequência o casal real não é encontrado, e a colônia sobrevive.

Leia Também:
Como acabar com os cupins, parte II

Saiba Mais:


Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?