8 Coisas Que os Cupins Comem


8 Coisas Que os Cupins Comem – E Você Não Sabia




Quando falamos de cupins e comida, logo pensamos em madeira, certo? Há uma razão bem óbvia para nós humanos rapidamente associarmos cupins e madeira: eles comem tudo o que é construído com madeira. Porém, madeira não é o único alimento dos cupins.

Há mais de 2500 espécies de cupins, eles vivem em todos os continentes com exceção da Antártica, e comem uma vasta gama de diferentes materiais. Há uma coisa em comum, porém, entre tudo o que o cupim pode comer: sempre será alguma forma de material vegetal.

Cupins são capazes de digerir celulose, que é o material extremamente rígido que confere às plantas sua força. A celulose é o componente principal das células vegetais e sua dureza o torna muito difícil de digerir. Humanos são incapazes de digerir celulose e muitos dos animais que podem digeri-la, tais como vacas e coelhos, processam a celulose de maneira complexa e às vezes não muito agradável. Vacas possuem quatro estômagos através dos quais a celulose é processada e digerida, enquanto os coelhos têm que comer as próprias fezes para serem capazes de processar esse material.

Cupins são capazes de processar a celulose com facilidade, porém, já que possuem uma gama de microrganismos que vivem em seus estômagos, e que “quebram” a celulose. Enquanto os coelhos comem suas próprias fezes junto com a celulose, o cupim faz isso apenas uma vez na vida, assim que nascem. O jovem cupim come as fezes de um cupim mais velho para armazenar os microrganismos em suas entranhas, e a partir desse momento, são capazes de digerir celulose.

Embora seja de conhecimento comum que os cupins comem madeira, eles também comem vários outros materiais:

Livros
Algumas espécies de cupins podem comer livros caso não encontrem madeira o bastante. O papel dos livros lhes fornece algum sustento, mas devido às tintas e outros produtos químicos usados na fabricação, comer livros não é um hábito a ser mantido a longo prazo.

Estrume
Muitos animais comem plantas, o que significa que suas fezes são feitas de material vegetal. Muitos cupins comem estrume, embora apenas em casos emergenciais, já que o estrume não é uma fonte de celulose tão boa quanto as árvores.

Papéis de Parede
Qualquer coisa feita de papel é considerada comida para a maioria das espécies de cupins, e a maioria dos papéis de parede são feitos de papel (surpreendentemente, papéis de parede nem sempre são feitos de papel) o que significa que em caso de desespero, os cupins irão atacar seu papel de parede.

Tecidos
Muitos tecidos utilizados em roupas são feitos de plantas, incluindo algodão e linho. Como já dissemos, tudo que contenha celulose pode ser uma fonte de alimento para o cupim, portanto, eles não pensarão duas vezes antes de comer roupas.

Mobília
Cupins de madeira seca voam e não precisam de muita água, por isso são capazes de viver escondidos por anos a fio dentro de móveis de madeira.

Saiba Mais:
8 Métodos caseiros para eliminar cupins
Como acabar com os cupins em móveis
Móveis antigos e os cuidados com o cupim
Como evitar que cupins comam móveis de madeira
Óleo Para Matar Cupim – Receita
Como matar e eliminar o cupim da madeira seca

Fontes:
Wikipedia
UFPR


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?