10 coisas que você não sabia sobre a rainha cupim





A rainha cupim é uma criatura incrível. Ela é a reprodutora da colônia inteira, é a única fêmea fértil em um coletivo que pode chegar aos milhões. Aqui estão 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre a rainha cupim:



  1. Embora geralmente haja mais do que uma rainha em uma colônia de cupins, a rainha “principal” é a líder e se encarrega de toda a reprodução. As outras rainhas existem principalmente como reserva, caso a rainha principal morra.
  2. As reservas são clones da rainha principal. A razão para isso é que uma colônia é essencialmente uma grande família, e geralmente há apenas um rei. Se a rainha reserva fosse o resultado de uma reprodução sexual entre a rainha e o rei, então haveria o perigo de incesto e a colônia sofreria de similaridade genética. Por isso as rainhas reservas são clones.
  3. O abdômen de uma rainha cupim é feito para botar ovos e é capaz de produzir mais de 30.000 ovos de cupins... em um único dia. Seu ovopositor é um saco massivo que consiste na maior parte de seu corpo e é carregado com muitos ovos.
  4. Falando em tamanho, rainhas cupins são enormes. Elas podem ser até 100 vezes maior do que o cupim operário. As maiores rainhas podem ter 20 centímetros de comprimento. Elas geralmente nunca deixam a câmara real, os operários à sua volta cuidam de suas necessidades básicas, da alimentação à limpeza. Tudo o que a rainha faz, é botar ovos todos os dias, o dia inteiro.
  5. Uma rainha bem cuidada pode viver até 50 anos em condições ideais. Em contraste, os operários vivem apenas um ano.
  6. Quando uma rainha começa uma nova colônia, ela é encarregada de botar milhares de ovos, assim como cuidar da primeira geração de cupins, pelo menos durante os primeiros meses. Após essa primeira geração ter crescido o bastante para ajudar, ela deixa o trabalho com eles e passa a se dedicar exclusivamente em botar ovos.
  7. A rainha (e o rei) principal de uma colônia de cupins no início têm asas e podem voar. Quando eles encontram um novo local para fundar a colônia, eles descartam suas asas e nunca mais voam de novo.
  8. A rainha é a fonte principal de feromônios da colônia, que eles usam para comunicar entre si. Esses hormônios também são úteis para fins de alimentação.
  9. A única maneira efetiva de matar uma colônia de cupins é matar a rainha. Ela é a o calcanhar de Aquiles da colônia, e como ela nunca deixa sua câmara, você deve encontrar uma maneira de chegar até ela. Matar todos os operários não é o bastante, pois ela pode rapidamente substituí-los.
  10. Ao longo da vida, uma rainha cupim pode produzir mais de 165.000.000 de ovos. A rainha cupim é uma das fêmeas mais produtivas no reino animal, pois vive muito tempo e bota ovos todos os dias.
Saiba Mais:
Diferenças entre cupim soldado,operário e rainha
Como pegar a rainha cupim?
Cupins de asas, cupins alados ou voadores 

  Fontes:
http://hypescience.com/rainha-cupim-clona-si-mesma/
http://www.ninha.bio.br/biologia/cupins.html


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?