Formiga-doceira VS Cupim





Duas das pragas urbanas mais comuns encontradas em domicílios são formigas-doceiras (também conhecida como formiga-de-cupim, sarassará, tacuá, sarará, sarçará, entre outros nomes) e cupins (ou como são chamados em Portugal, térmitas). Ambos os insetos fazem revoadas na primavera e descartam suas asas após a revoada. Mas há vastas diferenças entre os dois insetos, especialmente no que concerne a prevenção, infestação e eliminação definitiva deles.

Cupins possuem asas de igual tamanho e paralelas ao corpo, enquanto as formigas possuem asas de tamanhos desiguais e na diagonal. Cupins possuem antenas retas em suas cabeças, e as formigas possuem antenas articuladas, em ângulo. A cintura dos cupins é larga e a cintura das formigas é delgada. Baseado nessas descrições físicas, você deverá ser capaz de diferenciar os dois insetos. Ambos os insetos são organizados em castas, e o tipo mais comum encontrado é o operário (trabalhador). Formigas-doceiras operárias são mais fáceis de identificar, pois possuem uma coloração vermelho escura e geralmente saem para o exterior à procura de comida. Já os cupins operários são brancos e geralmente ficam em áreas escuras, escondidos, onde também fazem seus ninhos. Por essa razão, cupins são mais difíceis de avistar do que formigas.





Muitas pessoas se confundem sobre o que as formigas-doceiras e os cupins fazem com a madeira. As formigas fazem seus ninhos em madeira úmida ou danificada, ao escavá-la. As formigas-doceiras não comem a madeira, como os cupins, mas isso geralmente não faz diferença, já que a madeira será danificada do mesmo jeito. Os cupins gostam de comer a madeira enquanto a danificam, e o dano provocado pelos dois insetos é parecido. Ambos utilizam túneis subterrâneos para se deslocar. Formigas-doceiras criam túneis lisos, e os cupins criam túneis irregulares que contêm lama e terra. Eles utilizam esses túneis para se deslocar até a área que irão infestar.

Formigas-doceiras podem ser eliminadas simplesmente ao remover a madeira danificada que as atraiu. Mas com os cupins, a solução não é tão simples, e portanto poderá ser preciso contratar ajuda profissional – empresas de dedetização, também conhecidas como desinsetizadoras ou descupinizadoras.

Leia Mais:


Categories: , , , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?