Fatos sobre o cupim de madeira seca

Como matar e eliminar o cupim da madeira seca



fezes do cupim de madeira seca

Cupins da madeira seca geralmente vivem, se alimentam e fazem seus ninhos em madeira que possua nível muito baixo de umidade. Ao contrário dos cupins subterrâneos, eles não necessitam de contato com o solo para viver. Portanto, eles podem danificar seriamente móveis de madeira e outros objetos.

O macho e a fêmea do cupim da madeira seca formam um par e procuram um local para fundar seu ninho. Eles fazem uma pequena abertura na madeira e a selam com uma “tampa” feita de material marrom semelhante à argila. Então eles escavam uma câmara onde a rainha põe seus primeiros ovos. As ninfas que saem desses ovos fazem o trabalho da colônia. Soldados e reprodutores desenvolvem a partir dessas ninfas.

Durante a época da revoada, as ninfas fazem pequenos buracos através dos quais os reprodutores (os cupins de asa ou alados) deixam a colônia. Quando a dispersão dos reprodutores está completa, os buracos são selados também.

O dano causado pelo cupim de madeira seca é inteiramente diferente do dano provocado pelo cupim subterrâneo. Eles escavam grandes câmaras na madeira conectadas por pequenos túneis.

As câmaras e túneis são mantidos limpos. Excreção e outros dejetos são armazenados em câmaras sem uso ou jogados para fora através de pequenos buracos na madeira.

Fezes do cupim da madeira seca



As fezes dos cupins da madeira seca possuem características diferentes das fezes dos cupins subterrâneos. Esses grânulos são duros e possuem seis superfícies côncavas laterais; as pontas são arredondadas.

Esses cupins podem entrar na madeira através de uma fenda ou rachadura, antes de escavar a madeira. Eles também podem entrar através de juntas entre duas peças de madeira ou pelo vão do forro de madeira.

Graças à sua habilidade de viver na madeira sem contato com o solo, cupins da madeira seca são frequentemente transportados em móveis infestados ou outros objetos para áreas geográficas onde não seriam normalmente encontrados. Por essa razão, é preciso detectar sua presença o mais cedo possível, para evitar que a infestação se espalhe no novo local.

Cupins da madeira seca podem atacar objetos de madeira de todos os tipos. Vigas estruturais e marcenaria, móveis e esculturas podem ser danificados. Embora possam causar danos estruturais em imóveis, esses cupins costumam se menos danosos do que os cupins subterrâneos, simplesmente porque são menos difundidos. De fato, enquanto uma colônia de cupins subterrâneos contém mais de 500.000 cupins, uma típica colônia de cupins de madeira seca contém cerca de 3.000.

Cupins de madeira seca reprodutores


Pequenas revoadas de cupins de madeira seca reprodutores (voadores, com asas, chamados “alados”) ocorrem geralmente na estação chuvosa, comumente após chuvas. Os operários e ninfas, com seus corpos frágeis e brancos, permanecem nas galerias de seu ninho e geralmente não são vistos, a menos que a madeira seja aberta.

Tratamentos recomendados contra o cupim de madeira seca


Tratamento e controle do cupim de madeira seca pode consistir em:


Leia Também:

Fontes:



Categories: , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?