Diferença entre formigas e cupins voadores


Qual a diferença entre formigas voadoras e cupins voadores?




Com a chegada da primavera, agora é a época para proteger seu lar contra pragas, particularmente dois insetos comuns nessa época do ano. Formigas voadoras e cupins voadores são bastante inconvenientes e difíceis de lidar, portanto é interessante saber mais sobre esses insetos e encontrar maneiras de afastá-los de sua casa.

É uma formiga alada ou um cupim voador?


Especialistas chamam formigas e cupins voadores (alados) de reprodutores, e ambos possuem características similares, tais como coloração negra do corpo e asas. Além disso, a maioria desses reprodutores são fêmeas, portanto, são capazes de fundar novas colônias e continuar se reproduzindo.

Mas como diferenciar entre os dois tipos de insetos? Há diferenças entre eles pelas quais procurar. Afinal de contas, o tipo de tratamento usado contra formigas é diferente do tratamento efetivo contra cupins.

A seguir, temos as características que são únicas de cada inseto:


  1. Antenas – o cupim tem antenas retas, e as antenas das formigas são curvas.
  2. Tamanho do corpo – Insetos possuem três segmentos corporais, que incluem o abdômen, tórax e a cabeça. No caso do corpo do cupim, essas três regiões primárias não são muito distintas uma da outra, pois a largura delas é a mesma. Diferente das formigas, cujos cabeça, tórax e abdômen são evidentemente diferentes uns dos outros.
  3. Asas – embora ambos insetos possuam asas, há uma leve diferença na aparência das asas. Cupins e formigas possuem quatro asas (dois pares), um par superior e outro inferior. As asas superiores das formigas são maiores do que as inferiores. As asas dos cupins possuem todas o mesmo comprimento. Como as asas podem se sobrepor, pode ser difícil verificar se têm o mesmo tamanho. Nesse caso pode-se verificar também a coloração das asas. As asas dos cupins são translúcidas (transparentes), enquanto as asas das formigas são ligeiramente marrons.

O que fazer ao identificar cupins voadores


Após verificar que tipo de inseto voador está invadindo sua casa, é hora de agir. Encontrar esses insetos em casa não é boa notícia, e você precisa agir rápido para prevenir quaisquer problemas provenientes de uma infestação de cupins ou formigas. Também deve-se notar que, se há cupins voadores na sua propriedade, é garantido que há um ninho ou colônia nas proximidades.

A melhor coisa a se fazer após encontrar e identificar esses insetos é contatar um profissional ou empresa especializada em descupinização (dedetização) para eliminar essas pragas urbanas.

No caso de dúvida, você pode enviar uma foto do inseto encontrado para uma dessas empresas ou profissionais, para que eles possam identificar o tipo de praga presente. Isso irá permitir que planejem as medidas a serem tomadas e a técnica certa que irá eliminar completamente essas pragas.

Leia Mais:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?