Cupins da terra VS cupins de madeira seca



Diferenças entre o cupim subterrâneo e o cupim de madeira seca




Há muitos tipos de cupins por aí, mas os mais comuns são o cupim subterrâneo (também chamado de cupim da terra ou cupim de solo), e os cupins de madeira seca. Com isso em mente, criamos esse artigo para entender as principais diferenças entre as duas espécies. Assim, você será capaz de identificar o tipo certo e tomar medidas de acordo com a espécie identificada.

Ninho


Algo óbvio, porém importante a ser notado é que o cupim subterrâneo possui um ninho subterrâneo. Na maioria das vezes, 20% desse ninho estará acima do solo e o resto, enterrado no solo. Assim, os cupins da terra conseguem evitar o contato com seus predadores naturais e se deslocar facilmente, através de seus tubos de lama e outras estruturas subterrâneas.

Por outro lado, cupins de madeira seca fazem seus ninhos dentro da madeira que estão infestando. Todo cupim precisa de umidade para se estabelecer, mas o cupim de madeira seca precisa de menos umidade do que o cupim da terra.

Alados


Os cupins alados (voadores) subterrâneos geralmente fazem suas revoadas de dia.
Os cupins alados de madeira seca tendem a fazer suas revoadas à noite.

Fezes


Mesmo nesse aspecto, podemos encontrar bastante diferenças entre as duas espécies. Por exemplo, no caso dos cupins subterrâneos, as fezes são úmidas e sem arestas. As fezes deles contêm lignina (lenhina), e eles também incorporam essas fezes em seus túneis de lama.

As fezes dos cupins de madeira seca são duras e secas, e eles fazem buracos na madeira para expulsar essas fezes, já que o espaço que possuem para viver dentro da madeira é limitado.


Como você pode ver, o cupim da terra e da madeira seca são bastante diferentes, mas há similaridades entre os dois também. Ambas as espécies vivem em grandes colônias para se proteger. Por outro lado, ambos são nocivos ao ser humano.

Independente do tipo de cupim que você tenha que lidar, a ideia é encontrar algum método para eliminá-los, seja contratando uma empresa desinsetizadora (dedetizadora ou descupinizadora), seja com soluções químicas (cupinicidas) ou caseiras.

Leia Mais:


Categories: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?