Como detectar o dano feito pelo cupim?



Há vários sinais aos quais você deve estar atento ao identificar o dano causado pelo cupim. Certifique-se de procurar por esses sinais e contatar uma empresa de controle de pragas (dedetizadora ou de descupinização), ou tente alguma solução caseira ou natural (muitas das quais já falamos aqui no blog).

O que você deve procurar


Ao procurar por sinais de infestação e dano por cupins, há várias evidências comuns. A mais típica é a presença de tubos feitos de um material que lembra lama, percorrendo paredes e outros locais. Essa “lama” é feita de três componentes – saliva e fezes dos cupins, e terra.

Túneis de lama feitos pelos cupins servem como o meio deles viajarem de seu ninho até sua fonte de comida. Esses túneis são evidência de que sua casa está sofrendo um infestação de cupins, contudo, há casos em que essas pragas podem estar presentes mesmo que não haja túneis de lama. Em algumas casas, cupins alcançam fontes de comida (madeira) através de rachaduras nas paredes ou no chão. Portanto, você deve checar em pátios, varandas e sacadas por possíveis sinais de cupins. Você também pode abrir esses túneis (são fáceis de quebrar) de lama para verificar se os cupins estão utilizando o túnel, e nesse caso, é porque eles estão ativos naquela área, principalmente se eles reconstruirem o túnel após algum tempo.

Lugares comuns para procurar pelo cupim



Algumas ferramentas úteis ao inspecionar sua casa à procura de sinais de cupins são uma chave de fenda, uma faca pequena e uma lanterna.

Caso você note muitas asas de insetos descartadas no local, é um sinal certo de atividade de cupins.

Não esqueça de procurar por madeira danificada e túneis de lama criados por esses insetos.

A maioria dos cupins serão encontrados no nível térreo. Contudo, em áreas de clima mais quente, esses túneis podem ser encontrados em andares superiores. No térreo, é preciso checar a área interna e externa. Cheque cuidadosamente janelas de madeira e vigas de apoio.

Em áreas externas (jardim, quintal, etc.), verifique árvores mortas, tocos de madeira e cercas.

Por último, verifique também pisos laminados. Caso apresentem uma aparência enrugada ou esponjosa, pode ser sinal do cupim.

Caso verifique que está sofrendo uma infestação de cupins, recomenda-se adotar alguma medida o mais cedo possível. Já falamos aqui no blog sobre vários métodos para acabar com os cupins, mas em caso de grandes infestações, o mais recomendado é contratar uma empresa dedetizadora.

Leia mais:


Categories: | Leave a comment

Leave a Reply

Dúvidas e Comentários?